Google tentou manipular Durão

Gigante da Internet gasta milhões para mover influências.

20 de dezembro de 2015 às 01:00
Comissão Europeia, Google, Bruxelas, Durão Barroso, Califórnia, Larry Page, The Guardian Foto: Hugo Rainho / Correio da Manhã
Partilhar

Confrontada com um processo por abuso de posição dominante lançado pela Comissão Europeia (CE), a Google não tem poupado esforços nem dinheiro para fazer desaparecer as acusações. Numa campanha de lóbi sem precedentes em Bruxelas, o gigante norte-americano já gastou 3,2 milhões de euros e tentou levar o ex-presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, a desistir da investigação.

A campanha de lóbi da Google para evitar um processo que lhe pode custar 6 mil milhões de euros e o desmembramento na Europa foi divulgada numa investigação do jornal britânico ‘The Guardian’. A investigação revelou que um dos líderes da Google, Larry Page, tentou influenciar Durão Barroso durante uma reunião na sede da empresa, na Califórnia, seis meses antes de este abandonar o cargo. Barroso não cedeu. O processo da CE prosseguiu e a campanha da empresa norte-americana intensificou-se, fazendo-se sentir em todos os níveis das instituições europeias.

Pub

Contactada pelo CM, a Google não comenta. Já o gabinete de Durão Barroso responde que nada tem a dizer.

Alguns observadores citados pelo ‘The Guardian’ referem, porém, que a investigação de Bruxelas está a ser financiada pelos lobistas de outro gigante, a Microsoft.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar