Governo prepara dois concursos para a TDT
Ainda não está definido o género de canais que vão reforçar a oferta em sinal aberto.
O Governo vai abrir dois concursos distintos para definir os novos canais da Televisão Digital Terrestre (TDT).
Questionado pelo CM, o gabinete de Luís Castro Mendes, ministro da Cultura que tem a pasta da Comunicação Social, esclareceu que será lançado "um concurso por licença". Apesar da mesma fonte adiantar que "não está definida a tipologia" dos canais que vão reforçar a oferta da TDT, o facto de existirem dois concursos deixa antever que as estações poderão ter géneros diferentes (como generalista, informação, infantil, ficção ou desporto).
"O timing ainda não está definido", respondeu ainda o gabinete do ministro quando questionado sobre a data para a abertura dos concursos. Recorde-se que Castro Mendes já afirmou que quer avançar com o processo ainda este ano.
Contudo, a indefinição sobre o futuro conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, entidade que atribuiu as licenças, está a atrasar o processo.
O atual conselho, liderado por Carlos Magno, continua em funções apesar de o seu mandato já ter terminado em maio, isto porque PSD e PS não chegam a um entendimento sobre os novos membros. A indefinição levou, de resto, o presidente da Assembleia da República a intervir. Sem sucesso, Ferro Rodrigues marcou para 12 de maio as eleições do novo conselho regulador.
Desde dezembro que a TDT conta com mais dois canais, a RTP 3 e a RTP Memória.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt