Guerra entre ex-colegas da RTP chega ao fim
Hélder Silva foi obrigado a pedir desculpa e a pagar indemnização de 500 euros a Luís Miguel Loureiro, que reverteu para associação de jornalistas.
O caso arrastava-se desde novembro de 2021 e só agora chegou ao fim. O processo judicial que opunha Hélder Silva, jornalista da RTP, e Luís Miguel Loureiro, seu antigo colega na estação pública que o acusava de difamação, encontrou um término através de um acordo extrajudicial entre ambas as partes. O editor executivo da RTP e apresentador do ‘Jornal da Tarde’ foi obrigado a fazer um pedido de desculpa ao atual investigador e docente na Universidade do Minho no Facebook - na mesma página onde partilhou o texto que deu origem ao processo - e ainda a pagar uma indemnização cível por danos morais no valor de 500 euros, que será entregue à Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
“Naquele texto, não tive, em momento algum, a intenção de ofender Luís Miguel Loureiro ou quem quer que fosse. Mas, tendo em consideração que se sentiu ofendido com essa publicação, fica aqui registado o meu pedido público de desculpa, lamentando sinceramente o impacto que esse texto possa ter tido na esfera pessoal e profissional dele”, escreveu na quinta-feira Hélder Silva, referindo-se ao texto publicado a 24 de novembro de 2021 na sua página pessoal do Facebook onde, sem nunca referir o nome completo do colega, que deixou o jornalismo para se dedicar à carreira de docente, dizia que ‘o Luís’ “nunca foi um jornalista de corpo inteiro”, que “fugiu da profissão como um leproso” e “hoje atira lama para cima de quem sempre lhe facilitou a vida para ser o Sr. Doutor”.
Na quinta-feira à noite, na sua página na rede social, Luís Miguel Loureiro fez saber que há muito que aguardava este pedido de desculpas e que “só a perspetiva da barra do tribunal foi suficiente para obter aquilo que sempre considerei o mínimo”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt