RTP: Independentes já ganharam 70 mil

Conselho Geral Independente da RTP reuniu 35 vezes.

20 de novembro de 2015 às 18:40
Conselho Geral Independente, RTP, António Feijó, Álvaro Dâmaso, Manuel Pinto, Projeto Estratégico, Miguel Poiares Maduro Foto: Manuel de Almeida/Lusa
Partilhar

Os membros do Conselho Geral Independente (CGI) da RTP já receberam 70 mil euros (17 500 euros cada) em senhas de presença desde que o organismo entrou em funções, a 11 de setembro do ano passado. "O CGI teve 35 reuniões", revelou ao CM António Feijó, presidente do conselho.

Os elementos remunerados (António Feijó, Álvaro Dâmaso, Manuel Pinto e Ana Isabel Lourenço) recebem 500 euros por reunião, mais despesas de deslocação. Só Diogo Lucena e Simonetta Luz Afonso não recebem, por questões legais.

Pub

Das reuniões, 14 decorreram em 2014, período marcado pela análise do Projeto Estratégico da anterior administração, de Alberto da Ponte, e pela destituição da mesma, em dezembro. Já este ano, o CGI foi responsável pela escolha da nova administração, presidida por Gonçalo Reis, e pela aprovação do Projeto Estratégico do grupo. Neste período foi também assinado o novo contrato de concessão do serviço público de rádio e TV.

Recorde-se que o CGI é o órgão de supervisão e fiscalização interna do cumprimento das obrigações de serviço público da RTP previstas no contrato de concessão. Foi criado pelo ex-ministro da tutela, Miguel Poiares Maduro, com o objetivo de desgovernamentalizar a RTP.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar