RTP: Independentes já ganharam 70 mil
Conselho Geral Independente da RTP reuniu 35 vezes.
Os membros do Conselho Geral Independente (CGI) da RTP já receberam 70 mil euros (17 500 euros cada) em senhas de presença desde que o organismo entrou em funções, a 11 de setembro do ano passado. "O CGI teve 35 reuniões", revelou ao CM António Feijó, presidente do conselho.
Os elementos remunerados (António Feijó, Álvaro Dâmaso, Manuel Pinto e Ana Isabel Lourenço) recebem 500 euros por reunião, mais despesas de deslocação. Só Diogo Lucena e Simonetta Luz Afonso não recebem, por questões legais.
Das reuniões, 14 decorreram em 2014, período marcado pela análise do Projeto Estratégico da anterior administração, de Alberto da Ponte, e pela destituição da mesma, em dezembro. Já este ano, o CGI foi responsável pela escolha da nova administração, presidida por Gonçalo Reis, e pela aprovação do Projeto Estratégico do grupo. Neste período foi também assinado o novo contrato de concessão do serviço público de rádio e TV.
Recorde-se que o CGI é o órgão de supervisão e fiscalização interna do cumprimento das obrigações de serviço público da RTP previstas no contrato de concessão. Foi criado pelo ex-ministro da tutela, Miguel Poiares Maduro, com o objetivo de desgovernamentalizar a RTP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt