Jornais franceses processam tecnológicas

‘Le Monde’ e ‘Le Figaro’ são alguns dos títulos em guerra contra a X e a Microsoft.

16 de novembro de 2024 às 01:30
Partilhar

Vários jornais franceses de referência, entre eles ‘Le Figaro’, ‘Le Parisien’, ‘Les Echos’, ‘Le Nouvel Obs’ e ‘Le Monde’, bem como outros títulos dos grupos editoriais Le Monde, Télérama, Courrier International, Le Huffington Post e Malesherbes Publications, anunciaram que vão processar a rede social X por incumprimento da diretiva europeia sobre direitos conexos, que obriga a uma remuneração pela utilização de extratos dos seus conteúdos jornalísticos.

De acordo com o ‘Le Monde’, esta ação, realizada em conjunto com a agência France-Presse (AFP), decorre diretamente de uma sentença apresentada na primavera no Tribunal Judicial de Paris. A 24 de maio, o juiz do processo sumário decidiu a favor dos requerentes e ordenou que a rede social do multimilionário Elon Musk tinha dois meses para lhes fornecer os dados que permitissem avaliar os rendimentos obtidos com a exploração de notícias e a sua publicação. Mas os dois meses passaram e, na ausência de resposta, os media pediram para acionar o pagamento de uma multa. “Equivale a mil euros por dia e por título, o que dificilmente é dissuasor para uma plataforma desta dimensão”, avançou Marc Feuillée, diretor-geral do grupo Le Figaro.

Esta ação contra a X surge na sequência de uma semelhante avançada contra a Microsoft por cerca de 50 membros da General Information Press Alliance (APIG), que envolve vários milhões de euros. “Essas medidas visam garantir que um grande ‘player’ digital, que utiliza milhões de conteúdos de imprensa sem autorização há quase cinco anos, cumpra finalmente as regras da propriedade intelectual”, explica a APIG em comunicado.



Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar