Jornal 'El Mundo' vence corrupção
Supremo defende liberdade de expressão.
Em Espanha, o Supremo Tribunal de Justiça decidiu a favor do ‘El Mundo’ no escândalo Bárcenas. A Justiça defendeu a prevalência da liberdade de expressão sobre o direito à honra em casos de corrupção.
O jornal foi processado por Luis del Rivera, ex-presidente de uma das maiores empresas de construção do país (Sacyr) e uma das figuras-chave no caso de fraude financeira no governo de Mariano Rajoy.
"A liberdade de expressão adquire maior peso em casos de corrupção, sobretudo quando os sujeitos envolvidos ocupam ou ocuparam cargos públicos. Nesta situação, a publicação de notícias ou a expressão de uma opinião crítica sobre os mesmos é, mais do que lícita, necessária para implementar o direito dos cidadãos de saber como se gerem os assuntos públicos", disse o juiz.
Entretanto, em Portugal, a Comissão de Carteira Profissional de Jornalista disse que a decisão de proibir a Cofina de publicar notícias sobre o processo Marquês é "desproporcionada, censurando prévia e irrestritamente os trabalhos jornalísticos, independentemente do seu exato conteúdo". Além disso, "atinge os cidadãos no seu direito a serem informados" e deveria "questionar a prevalência do segredo de justiça sobre a liberdade de expressão".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt