José A. Carvalho ataca Cintra Torres
Reportagem sobre sem-abrigo alvo de crítica.
Na sua crónica habitual de sábado no ‘CM’ (‘Panóptico’), Eduardo Cintra Torres criticou a reportagem da TVI sobre dois homens que vivem debaixo da ponte da Cruz Quebrada, Oeiras, por considerar que esta devia ter enquadrado o fenómeno dos sem-abrigo. No mesmo dia, no ‘Jornal das 8’, José Alberto Carvalho, presidente do comité editorial da TVI, antes de passar a palavra a Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu à análise do comentador do CM e disse que Cintra Torres é um "crítico empedernido, que só tem respeito por quem lhe paga a avença".
Em resposta a estas palavras, o crítico considera que "José Alberto Carvalho faz parte da elite que se tem em altíssima conta e tem dificuldade em ler críticas construtivas".
E lembra que "Rebelo de Sousa confirmou, com elegância, o que eu tinha escrito", ou seja, "fez exatamente o que o repórter e a TVI não fizeram: falou com a autarquia, verificou que os sem-abrigo recebem apoios de organizações solidárias há anos, e que viver ali foi uma opção livre".
Para Eduardo Cintra Torres, "não basta comover as pessoas com meia hora de reportagem sobre duas pessoas pobres".
"O jornalismo tem de ir um pouco mais à frente e enquadrar o fenómeno dos sem-abrigo", lembra o também catedrático e comentador do CM e da CMTV.
Até ao fecho desta edição, o Correio da Manhã não conseguiu chegar à fala com José Alberto Carvalho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt