Lesados do Banif vão exigir milhões à TVI

Associação ALBOA espera resultados do processo-crime para avançar com ação cível contra a estação.

06 de janeiro de 2017 às 08:32
04-01-2017_22_59_04 11812447.jpg
Partilhar

A Associação de Lesados do Banif/Totta (ALBOA) aguarda a conclusão do processo-crime apresentado pelo banco contra a TVI, que se encontra em fase de investigação, para avançar com uma ação de responsabilidade civil efetiva contra a estação. Em causa a notícia emitida a 13 de dezembro de 2015 que dava conta do fecho iminente do Banif – que acabou por ser alvo de uma resolução dias depois. Caso a Justiça dê razão à ALBOA, a associação exigirá uma indemnização milionária ao canal.

"Ainda não está apurado o valor, tudo dependerá da conclusão do processo-crime, mas serão certamente muitos milhões", afirmou ao CM Jacinto Silva, presidente da ALBOA. "Mas vamos ter de esperar. A Justiça é lenta e estes casos são muito recentes. Se nos for dada razão, que julgamos ter, avançaremos com o respetivo pedido de indemnização", acrescentou o responsável.

Pub

Recorde-se que, na sequência da notícia da TVI - que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social já considerou "irresponsável" -, verificou-se, na semana seguinte, uma fuga de depósitos do Banif superior a mil milhões de euros. A queixa- -crime apresentada pela ALBOA junto do Ministério Público data de junho de 2016.

A TVI recusa pronunciar-se sobre o caso. A ALBOA exigiu ainda a demissão do diretor de Informação do canal de Queluz de Baixo, Sérgio Figueiredo.

A associação representa 7500 obrigacionistas do banco e mais de 40 mil acionistas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar