Lesados do Banif vão a tribunal contra a TVI
Associação anuncia ação contra a estação de Queluz de Baixo.
A TVI prepara-se para enfrentar outro processo na Justiça por causa do Banif. A Associação de Lesados do Banif (ALBOA) anunciou ontem que vai avançar, até ao fim desta semana, com uma ação judicial por negligência contra a estação de Queluz de Baixo, na qual deverá exigir o pagamento de uma pesada indemnização de vários milhões de euros.A ação da associação de lesados contra a TVI junta-se a uma outra interposta pelo próprio Banif por perdas de depósitos, danos reputacionais para a imagem do banco e consequências diretas para os trabalhadores da instituição financeira e suas famílias.
Em causa está a notícia veiculada pela TVI a 13 de dezembro de 2015 que dava conta de que o Banif ia ser alvo de uma medida de resolução, informação que terá precipitado a corrida aos depósitos e que terá provocado uma fuga de capitais próxima de mil milhões de euros na semana seguinte. O banco acabaria depois por ser vendido pelo Estado ao Santander Totta.
Contactados pelo CM, a TVI e Sérgio Figueiredo optaram por não fazer comentários. O diretor de informação do canal será hoje ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.
A ALBOA vai ainda avançar com uma ação contra a Comissão Europeia, por indícios de responsabilização da mesma no processo, e pondera também interpor ações judiciais contra o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), devido a falhas na supervisão e na regulação.
A ação da associação de lesados contra a TVI junta-se a uma outra interposta pelo próprio Banif por perdas de depósitos, danos reputacionais para a imagem do banco e consequências diretas para os trabalhadores da instituição financeira e suas famílias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt