Libertado jornalista alemão preso na Turquia há um ano

Deniz Yucel saiu da prisão preventiva, mas a acusação pede pena de 18 anos contra si.

16 de fevereiro de 2018 às 12:07
Deniz Yucel, jornalista turco-alemão detido em Istambul Foto: Twitter
Partilhar

O diário Die Welt indicou esta sexta-feira que o seu jornalista detido há um ano na Turquia foi libertado, indicação avançada pelo advogado de Deniz Yucel, profissional de comunicação social que tem dupla nacionalidade (turca e alemã).

Yucel foi detido em Istambul a 14 de fevereiro de 2017, sob as acusações de terrorismo e de propaganda.

Pub

As autoridades de Berlim consideraram que a detenção de Yucel, bem como a de outros seis cidadãos alemães ainda presos em cadeias turcas, têm "motivações políticas" e que afetaram "duramente" as relações entre os dois países.

Apesar da libertação, Yucel ainda enfrenta o processo que corre contra si na justiça turca. O Die Welt dá conta de que o Procuradoria de Istambul pede uma pena de 18 anos de prisão para o jornalista. O tribunal ordenou o fim da prisão preventiva enquanto decorre o julgamento, mas o caso ainda não está encerrado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar