Lucro do Facebook é 10% do PIB nacional

Empresa de Mark Zuckerberg cresce apesar de ter sido alvo de vários escândalos.

02 de fevereiro de 2019 às 01:30
Mark Zuckerberg Foto: Leah Millis/Reuters
Mark Zuckerberg Foto: Reuters
Mark Zuckerberg

1/3

Partilhar

Contra todas as expectativas, o Facebook conseguiu obter lucros recorde num ano marcado por inúmeros escândalos, que abalaram a confiança dos utilizadores na rede social. Ainda assim, a multinacional presidida por Mark Zuckerberg registou ganhos de 19,2 mil milhões de euros em 2018, o que representa perto de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, ou seja, a riqueza produzida pelos portugueses num ano.

Contudo, tudo indica que esta será a última vez que o Facebook, que tem cerca de seis milhões de utilizadores ativos no nosso país, consegue este tipo de resultados. Tal como a multinacional refere no relatório anual, a aplicação da Taxa Google em vários países europeus (sobre até 4% da sua faturação global) e a nova lei dos direitos de autor promete afetar as receitas de 2019, já que obrigará a rede social a pagar pelos conteúdos (jornalísticos e não só) que partilha.

Pub

"O Facebook não é apenas uma rede social, é um negócio empresarial. Por isso, deve ter alguma regulação, como qualquer empresa. No caso, o negócio não pode incluir o roubo dos conteúdos de outras empresas, como a informação jornalística. Tem de pagar", sublinha Eduardo Cintra Torres.

Recorde-se ainda que Google e Facebook, que em 2015 ficaram com cerca de 78% da faturação digital no nosso país, no valor de 110 milhões de euros, são acusados de utilizar paraísos fiscais na Europa para escapar aos impostos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar