Magnatas da tecnologia em guerra por Inteligência Artificial

Elon Musk, Tim Cook e Sam Altman não param de trocar farpas nas redes sociais e há quem ameace avançar para tribunal.

13 de agosto de 2025 às 01:30
Elon Musk Foto: ALI HAIDER/LUSA/EPA
Tim Cook Foto: Twitter
Sam Altman Foto: Twitter

1/3

Partilhar

Elon Musk, dono da rede social X, acusa a Apple de prejudicar a aplicação do ‘bot’ de conversação com Inteligência Artificial (IA) da sua empresa xAI - o famoso Grok - nas tabelas de popularidade da loja virtual App Store. Empenhado em fazer crescer os seus investimentos em IA, o polémico bilionário ameaça tomar medidas drásticas.

O também fundador da Tesla diz que a empresa de Tim Cook está a quebrar regras da concorrência e ameaça processar a Apple pela forma como posiciona as suas criações na loja digital. Na visão de Musk, a forma como a Apple situa as suas empresas em função de outras, nomeadamente a OpenAI, torna "impossível" que qualquer outra se destaque.

Pub

"É uma quebra Inequívocada de violação das regras de concorrência", defende o homem mais rico do mundo. "Vamos tomar ações legais imediatamente", escreveu na X.

Na lista das aplicações com mais downloads gratuitos da App Store está o ChatGPT, da OpenAI, enquanto o Grok, concorrente da criação de Sam Altman, aparece em sexto lugar. O Gemini da Google surge na 57.ª posição. Musk quer que as suas aplicações ultrapassem o ChatGPT, mas o sucesso do 'chatbot' continua a disparar, angariando cada vez mais utilizadores. Os últimos dados dão conta de que já existem mais de 700 milhões de utilizadores semanais.

Entretanto, Sam Altman, o cofundador e CEO da OpenAI, decidiu respondeu diretamente e em tom irónico a Musk. “Esta é uma declaração notável tendo em conta que ouvi o que o Elon [Musk] faz para manipular o X para se beneficiar a si mesmo ou às suas próprias empresas e prejudicar concorrentes e pessoas de que não gosta”, escreveu.

Pub

Recorde-se que, na semana passada, Tim Cook apareceu ao lado de Donald Trump, com o presidente a anunciar planos ambiciosos para a Apple e o setor tecnológico. O momento foi suficiente para as ações da Apple dispararem 13%, alcançando seu maior lucro semanal em mais de cinco anos. E, claro, enfurecer Elon Musk. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar