Maioria das famílias prefere uma fatura única para vários serviços
Operadoras registam média de 46,97 euros de receita com venda de pacotes de quatro ou mais serviços.
A maioria da famílias prefere contratar em pacote, e portanto uma única fatura, praticamente todos os serviços de tv e telecomunicações. De acordo com a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), no final do segundo trimestre, 62,1% das famílias tinham uma oferta 4/5 P, isto é, dispunham de serviço telefónico fixo, banda larga fixa e televisão por subscrição e um ou dois serviços móveis (serviço telefónico móvel e de banda larga móvel), negociados em conjunto.
Esta preferência é mesmo responsável pelo aumento de subscritores de pacotes de serviços registado no final de junho, que atingiu 4,8 milhões. A ANACOM associa este crescimento com a subscrição num único pacote de quatro ou cinco serviços, contabilizando mais 144 mil clientes.
"O segmento residencial representava 86,7% dos subscritores de ofertas em pacote, sendo a maior parte dessas ofertas pacotes 4/5P", descreve aquela entidade reguladora no balanço do segundo trimestre.
Dado este peso, não é de estranhar que as receitas destas ofertas representem 69,8% do total das receitas em pacote. Em média, as operadoras obtêm 46,97 euros com cada cliente residencial destes serviços vendidos em conjunto.
Entre janeiro e junho de 2025, as receitas de serviços em pacote (valores sem IVA) atingiram 1,1 mil milhões de euros (55,8% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 1,5% face ao ano anterior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt