Marcelo pressiona acordo para nova ERC

Chefe de Estado recebeu membros do atual conselho regulador que garantem estar disponíveis para continuar.

21 de março de 2017 às 08:38
Marcelo Rebelo de Sousa, ERC, presidente da República, chefe de estado, Carlos Magno, Luísa Roseira, Arons de Carvalho Foto: Jorge Paula
Partilhar

OPresidente da República quer que PS e PSD cheguem o mais rápido possível a acordo para a nomeação de um novo conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e vai fazer chegar esta posição aos líderes dos partidos, sabe o CM.

Marcelo Rebelo de Sousa junta-se assim a Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, que apelou aos partidos que apresentem nomes para os órgãos externos ao Parlamento, com prioridade para a ERC. Na base da falta de acordo está o facto dos sociais-democratas quererem escolher dois nomes e o presidente do regulador, algo que o PS (que já indicou Mário Mesquita e João Pedro Figueiredo) não aceita. Os socialistas defendem que devem ser os membros eleitos a escolher o novo líder da ERC.

Pub

Ontem, o Chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém os membros ainda em funções do conselho, cujo mandato terminou em novembro. "Garantimos ao Presidente que há total disponibilidade dos atuais membros e condições para a ERC continuar a funcionar enquanto o Parlamento não eleger o novo conselho. As nossas competências não estão afetadas", afirmou ao CM Carlos Magno, presidente da ERC, que se fez acompanhar por Arons de Carvalho (vice-presidente) e Luísa Roseira (vogal).

Os vogais Raquel Alexandra e Rui Gomes já renunciaram ao cargo. No encontro foram discutidos os problemas do setor, que está a atravessar uma fase "preocupante". "São necessárias medidas para o setor resistir e o Presidente está sensibilizado para estas questões", referiu Magno.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar