Mário Machado na TVI gera queixas na ERC

SOS Racismo acusa estação de “branquear criminoso”. Redes sociais criticam.

04 de janeiro de 2019 às 01:30
Mário Machado esteve no ‘Você na TV!’ e defendeu a necessidade de haver “um novo Salazar” em Portugal Foto: Direitos Reservados
Mário Machado Foto: Mariline Alves
Mário Machado Foto: Sérgio Lemos
Mário Machado Foto: David Clifford

1/4

Partilhar

A presença de Mário Machado, ex-dirigente da Frente Nacional e líder do movimento de extrema-direita Nova Ordem Social, esta quinta-feira no ‘Você na TV!’, gerou uma onda de polémica e são várias as queixas que já chegaram à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Ao CM, o regulador assegura que as notificações irão ser "apreciadas nos trâmites habituais".

Também as redes sociais estão inundadas de duras críticas ao programa da TVI apresentado pela dupla Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, em que se discutiu a necessidade de haver "um novo Salazar" em Portugal.

Pub

"O fascismo, o nazismo em promoção pela TVI! Que vergonha, que descaramento!", "Sabem que o que estão a fazer é ilegal e anticonstitucional?" ou "Dar espaço de propaganda a um fascista/nazi como Mário Machado não é um acto de democracia" são apenas alguns dos muitos comentários partilhados, aos quais se junta o da Associação SOS Racismo, que acusa a TVI de "branquear o criminoso Mário Machado" num "país cuja Constituição proíbe organizações que professam o fascismo, o nazismo e o racismo".

Ao CM, Manuel Luís Goucha diz que ele e Maria Cerqueira Gomes tentaram "contrapor" os argumentos e opiniões de Mário Machado, por "neles não se reverem". Isso foi "entendido e elogiado por centenas de pessoas", acrescenta.

Pub

Mário Machado, que no mesmo dia foi convidado do programa da TVI ‘SOS24’, cumpriu quase dez anos de prisão por discriminação racial, coação agravada, posse ilegal de arma e ofensa à integridade física qualificada e tentativa de extorsão.

Em 1997 foi condenado por envolvimento na morte de Alcino Monteiro, assassinado em 1995, no Bairro Alto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar