Meios de Comunicação têm de receber pelos seus conteúdos

‘Connecting Paper to Digital’ discutiu em Sintra desafios atuais que os media enfrentam.

13 de outubro de 2017 às 01:30
Connecting Paper, Marcelo Leite, Visapress, Cofina, The Copyright Journey, NewsMuseum, Sintra, Global Media, media, Impresa Foto: Bruno Colaço
Partilhar

Os meios de comunicação social têm de ser remunerados por quem ganha dinheiro com os seus conteúdos. Esta posição marcou a conferência ‘Connecting Paper to Digital: The Copyright Journey’, que ontem decorreu no NewsMuseum, em Sintra.

Na iniciativa organizada pela Visapress, Isabel Rodrigues, do grupo Cofina, que detém o CM, sublinhou que quem usa os conteúdos produzidos pelos órgãos de comunicação social deverá pagar por eles, acrescentando que o desafio que atualmente se coloca aos media é o de ter a capacidade de que as marcas de informação "sejam relevantes no mundo digital".

Pub

Marcelo Leite, da Global Media, também realça a dificuldade dos media em obterem receitas através das plataformas digitais. Um facto que é reforçado por Rui Silva Lopes, da Impresa. "O crescimento da imprensa digital é notória", mas o "retorno financeiro é residual". E propõe que o poder político adote um sistema de financiamento idêntico ao que já se aplica no cinema, "enquanto não se construir um modelo remuneratório sobre o uso de conteúdos".

Do lado da Google, Madhav Chinnappa rejeita as críticas. "Os motores de busca encaminham o tráfego para os produtores de conteúdos" e estes é que "têm de decidir se querem ou não receber esse tráfego".

Já sobre a questão legal que opõe a Comissão Europeia à Google, Chinnappa revela: "estamos a dialogar para resolver essa questão".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar