Mercado publicitário regride 18 anos
Meios receberam 389 milhões em 2013, perto do valor registado em 1996
Em 2013, o mercado publicitário desceu a níveis só comparáveis com os de 1996. No fim do ano, este mercado valia pouco mais de 389 milhões de euros (menos 8% em comparação com o ano anterior), valor que só se aproxima aos 369,8 milhões registados há 18 anos.
Uma radiografia à evolução das últimas duas décadas permite concluir que o período entre 2004 e 2008 foi o mais próspero a nível publicitário, com o valor máximo a ser atingido em 2007 (mais de 720 milhões). Desde esse ano, e até dezembro de 2013, a quebra foi abrupta: cerca de 331 milhões de euros. De resto, segundo dados das agências de meios, desde 1995, o mercado publicitário português valeu quase 10,7 mil milhões de euros, uma média de 560,7 milhões por ano. Entre o ano de menor rendimento (1995) e o de maior (2007) registou-se uma diferença de pouco mais de 373 milhões de euros.
Em 2014, e de acordo com várias agências de meios ouvidas pelo CM, o mercado publicitário em Portugal deverá crescer ligeiramente, até 5%, o que poderá representar aproximadamente mais 20 milhões de euros. Ou seja, em 2014 o investimento publicitário deverá aproximar se dos 410 milhões de euros.
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