MONTEIRO VS ROBY
A 16 de Maio de 2000, véspera da transmissão do primeiro episódio de “Capitão Roby”, Jorge Veríssimo Monteiro, o “retratado” na série, processa a SIC, Emídio Rangel (na altura director de Programação da estação de Carnaxide), assim como Moita Flores e Felícia Cabrita (co-autores) e a produtora NBP, por considerar que a história se baseava na sua própria vida.
Conhecido como “Capitão Roby”, Jorge Veríssimo ficou conhecido nos anos 70/80 pelas suas aventuras amorosas e algumas desventuras financeiras que o levaram à prisão.
Apesar dos inúmeros processos, a série de 13 episódios acabou por ser emitida sem interrupções até Agosto do mesmo ano e encontra-se agora em reposição na SIC Gold da TV Cabo.
Jorge Veríssimo esteve ontem à tarde no Tribunal de Torres Vedras para um debate instrutório do processo e acusou Emídio Rangel, Moita Flores e Felícia Cabrita de faltarem. “Mais uma vez, esta é a quarta, faltaram. Quem apareceu aqui no tribunal foi o representante da produtora”.
Perante esta acusação Emídio Rangel diz apenas: “Não falo desse senhor, não o conheço e não estive no tribunal porque não tinha que ir ao debate instrutório”. Já Felícia Cabrita referiu: “Faltei hoje (ontem) porque estou a trabalhar”. Por sua vez, Moita Flores não compareceu por estar doente. “O meu marido está de cama com uma forte gripe”, adiantou Filomena Gonçalves, mulher do criminalista.
Jorge Veríssimo Monteiro disse ao CM que instaurou vários processos decorrentes da exibição da série “Capitão Roby”, “porque a história, como eu sempre disse, foi uma forma de ‘monstroalizarem’ a minha vida. É evidente que eu tinha que pôr cobro a isso, ainda por cima foi tudo feito sem o meu conhecimento”.
Veríssimo Monteiro exige ser devidamente reparado. “Isto arruinou-me completamente. Perdi tudo. Eu tinha enterrado de vez o passado e o “Capitão Roby”. Eram acontecimentos de há 30 anos que não tinham nada que ser ressuscitados”, adianta. Veríssimo Monteiro diz ainda que o facto da série trazer a lume alguns aspectos da sua vida passada acabou por atingir também a sua família. “Prejudicou a minha mulher, que é médica, e a milha filha”.
O ex-‘Capitão Roby’ recorda que esta produção televisiva acabou por lhe arruinar os negócios. “Eu tinha muitos contactos com Angola onde era muito conhecido, e as pessoas ao saberem quem eu tinha sido, e ‘monstrualizado’ daquele modo, acabaram por se afastar.”
Jorge Veríssimo Monteiro exige uma reparação pública e uma indemnização. “Naturalmente que sim, por Deus. Fiquei com a vida destruída”, refere e adianta que ainda tem mais processos em tribunal. “Utilizaram a minha imagem sem ordem minha, enfim...”, recorda. Apesar de tudo não esconde que ficou surpreendido com o desempenho de Vítor Norte no papel de ‘Capitão Roby’ e até o convidou a almoçar em sua casa, na Praia de Santa Cruz, facto que a TVI mostrou aos seus telespectadores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt