Net ganha terreno aos telemóveis
WhatsApp é das aplicações mais utilizadas para mensagens.
Os serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, estão a ganhar terreno aos tradicionais SMS. Em Portugal, 34% dos utilizadores de telemóveis inteligentes (smartphones) preferem este meio para trocar mensagens com os seus contactos.
Os dados constam do último Eurobarómetro sobre comunicações eletrónicas, e revelam que 83% dos portugueses têm telemóvel e 15% optam por um smartphone. E é entre estes que cresce o número dos que preferem as aplicações de mensagens aos SMS.
Além do WhatsApp – a terceira aplicação gratuita mais descarregada do iTunes – os portugueses também recorrem ao Viber e ao Skype para trocar mensagens, justificando a opção com o custo dos SMS.
A troca de mensagens nos chamados serviços ‘over the top’ é feita através da ligação à internet, ficando mais barata do que o envio de SMS.
Apesar de usarem a internet para as mensagens, os portugueses não são adeptos da rede para a realização de chamadas telefónicas – permitidas pelo Skype ou Viber. Apenas 9% dos inquiridos afirmaram utilizar este meio para fazer chamadas telefónicas mais baratas.
Cerca de 63% dos portugueses com telemóvel afirmam limitar o uso do mesmo, devido ao preço das chamadas quer entre aparelhos móveis quer para linhas fixas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt