Novela ajuda a encontrar desaparecidos
‘Montecristo’ é a telenovela argentina que está a contribuir para a luta das avós, mães e familiares para encontrarem os desaparecidos no país, durante a última ditadura militar (1976-1983).
A sede da organização Avós da Praça de Maio fornece informações aos produtores da telenovela ‘Montecristo’ e cede as instalações para gravação de algumas cenas.
A telenovela, que tem como protagonista o actor Pablo Echarri, conquistou mais audiência do que os jogos do mundial na Alemanha. A adaptação do clássico romance de Alejandro Dumas ‘Montecristo’ tem temas relacionados com desaparecidos, aproveitando histórias de amizades, amores e traições.
A história causou um impacto inesperado na audiência do país e de nações vizinhas da Argentina. A directora da organização da Avós, Estrela Carlotto, afirmou: “Estamos felizes e agradecidas com esta novela porque nos está a ajudar a encontrar mais netos.”
A porta-voz das Avós da Praça de Maio, Micaela, afirma ainda que não existem números certos do aumento do número de consultas, mas garante que “foi muito”. A novela não tem fim à vista, já que aparecem novos factos, como a recente condenação de um ex-repressor a 25 anos de prisão. Na realidade, já foram recuperados 83 filhos de presos desaparecidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt