O cinema também é para ser falado
Apresentador de ‘Grande Cinema’ aposta em conversas com estrelas de Hollywood para cativar o público.
Rui Pedro Tendinha é conhecido como crítico. No entanto, em ‘Grande Cinema’, o magazine semanal que conduz na SIC Mulher, o objectivo é apenas “divulgar e ajudar o espectador” a escolher o filme que vai ver. Por isso – e porque o programa tem só 15 minutos –, procura lançar as produções em estreia através da exibição dos habituais ‘making of’ e das conversas com as estrelas da Sétima Arte.
“As entrevistas – cronometradas ao segundo – são algo que adoro fazer. Acho que o cinema também é para ser falado, discutido, para gerar uma troca de ideias. Por acaso, tenho feito muitas ao pessoal de Hollywood, às estrelas do cinema americano de grande estúdio. O que espero para este programa é que surjam conversas interessantes e curiosidades sobre os actores e os realizadores”, salienta. Em carteira estão já os protagonistas de ‘Cartas de Iwo Jima’ e Clint Eastwood, o realizador do filme candidato aos Óscares. Este domingo, a personagem central será Rodrigo Santoro, o actor brasileiro que está a causar furor nos EUA pelas suas participações em ‘Perdidos’ e no filme ‘300’. “Quis vir a Portugal, mas foi barrado pela produção da série”, avisa Tendinha. A seguir, passa a entrevista com Zack Snyder, o realizador do filme inspirado na obra de Frank Miller sobre a batalha de Thermopylae em 480 a.C.
Na SIC Mulher, onde também é o rosto da rubrica de cinema de ‘Essência’, Rui Pedro Tendinha tem a satisfação de poder falar de filmes de todos os géneros, sem as restrições que lhe eram impostas na SIC Comédia, onde o humor tinha exclusividade absoluta: “Não tenho preconceitos e até acho que a comédia com toques de surrealismo está a ganhar força, mas sentia-me algemado por não poder falar de outros géneros”. Agora tudo mudou. “A ideia da SIC Mulher é ser um canal ‘showbizz’ e ‘Grande Cinema’ vai nesse sentido. É totalmente unissexo. Posso falar de filmes de acção, de terror... Vendo bem, as mulheres não gostam apenas de comédias românticas. Isso é uma ideia errada”, afirma.
MELHORES ENTREVISTAS
JOHNNY DEPP
“É incrível. Consegue enrolar um cigarro enquanto diz coisas profundas.”
MICHELLE PFEIFFER
“É, juntamente com a Jessica Alba, uma das mulheres mais bonitas do Mundo.”
HUGH GRANT
“É, juntamente com o Anthony Hopkins, pura fleuma britânica.”
ANNE HATHAWAY
“É impossível. Nunca tem nada para dizer nas entrevistas.”
PRÓXIMAS ENTREVISTAS EM ‘GRANDE CINEMA'
É nos grandes festivais de cinema, como Berlim ou Cannes, que Rui Pedro Tendinha realiza as entrevistas que irão para o ar em ‘Grande Cinema’. As próximas já estão escolhidas: Diane Lane, Adrian Brody, Adrian Brody e David Lynch.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt