OpenAI rejeita oferta multimilionária de Elon Musk

Dono da X ofereceu 95 mil milhões de euros pela dona do ChatGPT. Sam Altman disse “não, obrigado, mas podemos comprar o Twitter” e Musk chamou-lhe “vigarista”.

12 de fevereiro de 2025 às 01:30
Sam Altman, presidente da OpenAI
Elon Musk, cofundador da OpenAI e dono da rede social X

1/2

Partilhar

Elon Musk e Sam Altman estão novamente em pé de guerra. Um consórcio de investidores liderado pelo dono da X apresentou uma oferta de 95 mil milhões de euros pela OpenAI. A resposta, porém, não foi a esperada. “Não, obrigado, mas podemos comprar o Twitter por 97,4 mil milhões [cerca de 94,4 mil milhões de euros] se quiseres”, escreveu o dono da empresa que detém o ChatGPT na X, ao que Musk reagiu prontamente, chamando-lhe “vigarista”.

Recorde-se que Musk e Altman fundaram juntos a OpenAI em 2015 como uma empresa sem fins lucrativos, para combater o domínio da Google. A relação entre os dois azedou depois do primeiro deixar o negócio, em 2019. Desde então, Musk alega que o ex-colega quer reestruturar a OpenAI para fins lucrativos, o que significaria abandonar o objetivo de desenvolver a inteligência artificial (IA) em benefício da Humanidade. Já Altman afirma que a transição é necessária para garantir investimentos nos modelos e na infraestrutura de IA.

Pub

A informação foi revelada pelo advogado de Musk, Marc Toberoff, numa nota citada pelo ‘Wall Street Journal’. “Se Sam Altman e o atual conselho de administração da OpenAI, Inc. pretendem tornar-se uma empresa com fins lucrativos, é vital que a instituição de caridade seja justamente compensada pelo que a sua liderança lhe está a tirar: o controlo sobre a tecnologia mais transformadora do nosso tempo”, disse, acrescentando: “Musk é a pessoa mais bem posicionada para proteger e desenvolver a tecnologia da OpenAI.”

A OpenAI procura expandir-se para além da Microsoft e é uma das empresas envolvidas no projeto de desenvolvimento de infraestruturas de IA Stargate, avaliado em cerca de 480 mil milhões de euros, anunciado por Donald Trump e que já foi criticado por Musk.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar