Pirataria ‘rouba’ quase 30 milhões

FEVIP conseguiu a remoção de 84 027 links ilícitos entre janeiro e junho.

30 de novembro de 2014 às 09:30
pirataria Foto: istockphoto
Partilhar

RTP, SIC, TVI e os desportivos Sport TV e Benfica TV são os canais mais pirateados, o que representa um forte impacto financeiro para a indústria. "O mercado legal está a ter um decréscimo de cerca de 40 por cento ao ano. Estima-se que este valor seja transferido para o mercado paralelo, situando-se nos 30 milhões de euros/ano", diz ao CM Paulo Santos, da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP).

Só no primeiro semestre de 2014, a FEVIP pediu a remoção de 115 mil links ilícitos, tendo conseguido que 84 027 fossem eliminados com sucesso. "Foram ainda encerrados sete sites que representavam cerca de 70 por cento dos conteúdos da solicitação de remoção", explica Paulo Santos.

Pub

Assiste a canais pirateados?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Assiste a canais pirateados?

Os conteúdos mais pirateados são, à semelhança de anos anteriores, filmes, videojogos, software, revistas, música e ‘streaming’ de eventos desportivos. Os jogos de futebol continuam a ser um dos produtos que mais atraem os piratas.

Pub

"A FEVIP adotou em 2014 uma nova metodologia na proteção dos direitos de autor que, seguindo as melhores práticas, seleciona os sites que maior dano causam às indústrias culturais utilizando a relação conteúdos ilícitos por número de utilizadores", explica ainda o responsável. No entanto, e apesar dos dados encorajadores, Paulo Santos diz que "a falta de legislação leva a que determinados sites ainda subsistam, potenciando a continuidade dos ilícitos que fazem definhar este ecossistema".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar