Provedor recebe mais do dobro das queixas

Jaime Fernandes recebeu 14 935 reclamações em 2015 .

24 de abril de 2016 às 09:32
Jaime Fernandes, provedor, rtp, queixas, comunicação social Foto: iStockphoto
Partilhar

As queixas recebidas pelo Provedor do Telespectador da RTP mais do que duplicaram no ano passado. De acordo com o relatório de atividade do organismo, a que o CM teve acesso, Jaime Fernandes recebeu 14 935 reclamações no ano passado, o que compara com as 7111 de 2014. Portanto, uma subida superior a 100%. O ano com mais queixas registadas tinha sido 2008 (7937).

Mais de metade destas queixas corresponde, no entanto, a "reclamações recebidas a propósito da transmissão de espetáculos tauromáquicos, muitas delas em forma de ‘campanhas’, mais espontâneas ou mais organizadas, promovidas frequentemente com recurso às redes sociais", refere o documento. Outro dos assuntos que merece mais queixas é o "recurso, frequentemente abusivo, às chamadas de valor acrescentado" em programas da RTP, modo de financiamento que conta com a oposição do Provedor por considerar que "não se compagina com a natureza e o modo de atuar de um serviço público de televisão".

Pub

A cobertura das eleições legislativas e a pré-campanha para as presidenciais foi outro dos aspetos focados nas queixas dos telespectadores. Assim como "os muitos erros de português, quer falado, quer escrito", detetados nos programas de informação. Os emigrantes têm também feito várias queixas ao Provedor, sendo que as reclamações sobre a não transmissão dos jogos da seleção nacional de futebol na RTP Internacional são as mais recorrentes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar