Publicidade sobe 14,7% em 2014
Televisão domina o mercado e fica com 73,7% do investimento total.
Entre janeiro e novembro deste ano, o investimento publicitário em Portugal cresceu 14,7%, revelam os dados a preços de tabela (que não incluem os descontos feitos pelas empresas, que muitas vezes ultrapassam os 90%) da MediaMonitor, do grupo Marktest.
Neste período, a televisão continuou em destaque. Este meio recebeu mais 17,9% do que no mesmo período do ano passado e ficou com 73,7% do investimento total. A TVI é o canal que mais espaço publicitário vende, captando uma fatia de mercado de 36,5%. Mais do que os 21,1% da SIC e os 9,8% da RTP. Isto significa que os restantes canais cabo ficaram com 6,3%.
A imprensa, por seu lado, recebeu mais 1,2% (tem uma quota de 9,6%). Já a internet viu o investimento aumentar em 15,1% (recebeu 7,5% do total).
A publicidade exterior captou mais 3,4% (fatia de 4,9%), enquanto o meio rádio recebeu mais 10,3% (ficou com uma quota de 4%).
O único em queda foi o cinema, que perdeu 1,8% do seu investimento, representando apenas 0,3% do total do mercado publicitário.
A preços reais, e nos primeiros nove meses deste ano, todos os grupos cotados em bolsa captaram mais investimento. A Media Capital (que detém a TVI) viu as receitas publicitárias aumentarem em 14% (para os 81,4 milhões), a Cofina (que controla o CM) recebeu mais 5,7% (total de 26,6 milhões) e a Impresa (dona da SIC) captou mais 5,4% (para os 85,1 milhões).
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