RTP paga 109 mil euros para ter um canalizador permanente

Empresa de rádio e televisão assina contrato com duração máxima de três anos para assegurar serviços de manutenção de sanitas, urinóis, lavatórios e esgotos.

13 de janeiro de 2025 às 01:30
RTP Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A RTP assinou no ano passado um contrato de fornecimento de serviços de canalizador para o seu edifício-sede, Lisboa, no valor de 88 452 euros, a que acresce a taxa de IVA (23%), num total de quase 109 mil euros. A informação consta do portal BASE, no qual são disponibilizados dados relativos aos contratos públicos. De acordo com o inusitado contrato a que o CM teve acesso (assinado com a Rioboco em agosto, após lançamento de concurso público), a empresa pública de rádio e televisão garante desta forma a “disponibilização permanente e em exclusivo de um canalizador, de segunda a sexta-feira, nos períodos das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 (8 horas de trabalho) todos os dias do ano”. Além de trabalhos decorrentes da atividade diária da RTP, discrimina-se ainda um plano de manutenção de instalações sanitárias e copas, bombas de esgoto e redes de esgoto, caleiras e raios exteriores. O contrato, que entrou em vigor em setembro, tem um prazo de 12 meses, podendo ser “objeto de renovação por iguais períodos, desde que a duração total não seja superior a 36 meses”, ou seja, três anos.

De acrescentar que a empresa Rioboco, que foi uma das três a apresentar proposta neste concurso (Mota-Engil e Gasfomento foram as outras entidades concorrentes), tem uma longa lista de prestação de serviços a empresas públicas (no portal BASE é possível aceder a 984 contratos como adjudicatária) - sobretudo a autarquias da região Norte e empresas e instituições a elas ligadas -, que perfazem um total de mais de 40 milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar