SIC: Direcção de informação promete rever mais salários

Alcides Vieira, director de informação da SIC, confirmou, em comunicado enviado à redacção, a criação de um subsído de apresentação (revelado pelo CM na edição de quinta-feira). Na nota, a que o CM teve acesso, adianta que esta medida é "apenas o início de um processo mais geral", que pretende "regularizar situações remuneratórias que precisam de ser revistas". <br/>

03 de fevereiro de 2011 às 22:51
SIC, SUBSÍDIOS, POLÉMICA Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

O comunicado foi enviado ao final da noite, após uma reunião com o Conselho de Redacção.

Como o CM revelou na edição de quinta-feira, a SIC começou a pagar um subsídio de apresentação no mês de Janeiro a alguns pivôs. A medida, que excluiu outros apresentadores dos espaços de informação, assim como toda a equipa da redacção, desde jornalistas a produção, provocou polémica em Carnaxide.

Pub

O subsídio está dividido em três escalões. O primeiro, de dois mil euros mensais, é atribuído aos apresentadores das edições da semana do 'Jornal da Noite'. No segundo, de 1500 euros, estão os restantes pivôs do canal generalista, assim como os apresentadores dos notíciários da noite da SIC Notícias. O último escalão remunerado, com 500 euros mensais, é pago aos apresentadores do canal de cabo responsáveis por alguns dos espaços de noticiás da manhã, da hora de almoço e da tarde.

COMUNICADO INTEGRAL DA DIRECÇÃO DE INFORMAÇÃO:

No âmbito do seu plano de actividades, a SIC iniciou, no início de 2010, um conjunto de medidas na área dos Recursos Humanos.

Pub

Nesses medidas inclui-se, como foi oportunamente anunciado,  o  Plano de Carreiras, concluído no final do ano, e que será discutido com todos os profissionais da empresa nos próximos meses.

É um documento estruturante e essencial para definir com rigor e transparência as diferentes categorias profissionais bem como a evolução de carreiras.

No âmbito deste processo foi detectado um conjunto de disparidades remuneratórias que originaram, já no ano passado, aumentos salariais acima da média para mais de uma centena de profissionais, a maioria da Redacção.

Pub

Este processo de enquadramento profissional incluiu também a categoria de Pivot, que não tinha um regulamento claro e preciso. Esse regulamento, que ficou concluído no Verão de 2010, caracteriza a categoria, sendo atribuído um subsídio em função, não dos pivots, mas dos espaços noticiosos que apresentam regularmente na SIC e da SIC Notícias.

Por razões orçamentais o regulamento não entrou em vigor durante o ano passado, tendo ficado decidido que seria aplicado no início de 2011, o que aconteceu.

Outras medidas se seguirão no sentido de regularizar situações remuneratórias que precisam de ser revistas, no âmbito do processo do novo Plano de Carreiras, que a Administração está empenhada em concluir durante este ano. As medidas tomadas em 2010, incluindo agora o Regulamento dos Pivots, é apenas o início de um processo mais geral.

Pub

Todas estas informações já foram prestadas ao Conselho de Redacção, estando a Direcção de Informação disponível para prestar quaisquer outros esclarecimentos que venham a ser solicitados pelo CR.

Alcides Vieira,

Director de Informação

Pub

COMUNICADO DO CONSELHO DE REDACÇÃO:

O Conselho de Redacção foi convocado esta quinta-feira, 3 de Fevereiro, pelo Director de Informação Alcides Vieira para uma reunião, que teve lugar neste mesmo dia. A reunião foi presidida pelo Director Geral da SIC, Luís Marques, com a presença dos membros da Direcção de Informação Alcides Vieira e António José Teixeira e ainda os membros eleitos António Cancela e Rui Flórido (por telefone, a partir do Porto), Luís Garriapa e Luís Manso.

O Director Geral quis com esta reunião apresentar explicações relativamente a informações publicadas hoje na imprensa sobre questões remuneratatórias na SIC. O CR tem como função debater questões relacionadas com assuntos editoriais mas não ignora o efeito que as questões salariais têm na motivação dos profissionais da redacção. A Direcção da SIC diz compreender as consequências no espírito da redacção mas mostrou-se determinada em seguir o Plano de Carreiras que está a levar a cabo. Diz ainda entender as expectativas e as preocupações da generalidade dos trabalhadores mas alega ser impossivel resolver todos os problemas de uma vez só. Optou, por isso, iniciar a reestruturação em causa com o regulamento de pivôs, uma vez que entende ser necessário "reter talento".  Em relação às restantes carreiras, a Direcção assume que vai tentar dar seguimento ao plano de reestruturação, evitando estabelecer prazos, tendo em conta o quadro complexo que se prevê para este ano.

Pub

A Direcção da SIC comprometeu-se em enviar à redacção um comunicado com todos os detalhes da medida em causa, bem como receber, individualmente ou em comissão, os funcionários que pretendam esclarecimentos adicionais.

Carnaxide, 3 de Fevereiro de 2011

Os membros eleitos

Pub

António Cancela

Luís Garriapa

Luís Manso

Pub

Rui Flórido

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar