SIC SUBSTITUI ESTAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
A RTP Internacional aguarda explicações oficiais das operadoras de cabo e de satélite brasileiras ligadas à rede Globo para a sua substituição pela SIC Internacional, disse ao CM, Lopes Araújo, presidente da RTPi.
A TV pública portuguesa soube que saiu da grelha de canais das operadoras NET e Sky – que representam 60% do cabo no Brasil – através de ‘mails’ de portugueses radicados no país. Supreendida, a RTPi entende que foi a parceria privilegiada entre a rede Globo e a SIC que determinou a sua saída, prejudicando tanto a “TV pública como os portugueses”, acrescentou Lopes Araújo.
A 6 de Agosto, chegaram “rumores” à administração da troca da RTPi pela SIC nas duas operadoras. Posto isto, a RTPi contactou os presidentes das empresas, pedindo explicações. Na única resposta, a Net, da Globo, alegou que a mudança de satélite estaria na origem da eventual alteração (nunca foi confirmada). Mas Lopes Araújo desvaloriza essa interpretação, uma vez que a Globo também assinou em Setembro um acordo de 11 anos com o mesmo satélite.
“Não se dignaram a fazer nem um telefonema depois de nos usarem 12 anos sem pagarem nada”, desabafou o presidente, que ainda acredita na manutenção da RTPi na grelha junto com a SIC Internacional.
A maior audiência da SIC é um dos argumentos oficiais da operadora, mas um grupo de portugueses, revoltados com o caso, pediram a um vereador da prefeitura de Santos (São Paulo) para ir a Brasília interceder pela RTPi.
A RTPi prepara ainda um encontro no Brasil, em Novembro, com a associação de operadoras de cabo e satélite para integrar a estação pública entre os seus canais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt