SP vai produzir fora de Portugal
Produtora portuguesa vai iniciar política de expansão internacional.
A portuguesa SP Televisão quer ser uma das maiores produtoras de ficção da Europa. O objetivo é revelado ao CM por António Parente, diretor da empresa responsável pelas novelas da SIC (‘Mar Salgado’ e ‘Poderosas’) e por vários produtos de ficção da RTP (como ‘Bem-vindos a Beirais’ e ‘Os Nossos Dias’).
Para o efeito, a SP Televisão assinou um acordo com a produtora espanhola Globomedia, com vista à expansão para o mercado internacional. "Queremos produzir ficção de longa duração [novelas e séries com mais de 60 episódios] em alguns países da Europa. Neste momento, estão estabelecidos contactos, em fase adiantada, com o mercado alemão, espanhol e no Dubai", revela ao CM António Parente.
O modelo de negócio no estrangeiro passa pela constituição de sociedades locais, que terão capitais partilhados pela empresa portuguesa, pela Globomedia (que serão acionistas maioritários) e por um produtor oriundo do país onde for criada a empresa.
Depois, serão estas pequenas produtoras que ficarão com a missão de apresentar propostas aos canais de televisão.
As produções serão depois gravadas nesses países, ou até em Portugal ou Espanha, "com técnicos desses países, de Portugal e de Espanha", anuncia António Parente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt