TDT poderá ter mais 40 canais
Dividendo digital aumenta oferta, por agora ainda há lugar para mais dois.
Mais dois canais standard ou um em alta definição (HD) é, para já, o que permite a plataforma existente da Televisão Digital Terrestre (TDT), mas com as mudanças tecnológicas previstas para 2016 [dividendo digital ] haverá capacidade para um total de 40 canais TDT standard.
Segundo apurou o CM, junto da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), há outro cenário possível: "As cerca de 4 ou 5 redes [que permitem os 40 canais] podem receber cerca de 15 canais em alta definição (HD)".
O regulador explica que estes números são previsões, cuja concretização depende de normas e configurações de redes, assim como "do género de canais, porque nem todos consomem a mesma capacidade". Isto porque, por exemplo, um canal de desporto exige mais espaço do que um como a ARtv, que tem menos movimento e cor.
O regulador das comunicações aguarda os resultados da consulta pública ao mercado – operadores, televisões, consumidores – e confirma haver interesse da RTP, SIC e TVI em "evoluir para emissões em alta definição". A SIC já manifestou interesse no canal HD tripartido, o qual, até ao apagão, estava reservado para as três televisões generalistas. Contudo, como não houve entendimento, o espaço ficou disponível e, até 2023, continua a ser gerido pela Portugal Telecom. Na plataforma atual da TDT, além da RTP 1, RTP 2, SIC, TVI e ARtv, existe ainda espaço reservado para o chamado 5º canal, cujo processo continua em tribunal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt