TikTok pode ser banido amanhã dos EUA

Na corrida à compra da rede social estão vários interessados, como a Amazon, a Oracle, a Blackstone e até o bilionário Tim Stokely, fundador do OnlyFans. As próximas horas serão determinantes.

04 de abril de 2025 às 01:30
TikTok
Partilhar

A rede social TikTok pode este sábado mesmo vir a ser banida dos EUA, isto se até ao final do dia não for encontrada uma solução viável para finalizar um acordo de forma a manter a rede social ativa no território. Recorde-se que foi o próprio Presidente dos EUA, Donald Trump, quem estabeleceu um prazo-limite até 5 de abril. Em causa está o facto de o TikTok ser detido pela chinesa ByteDance e de Trump não querer, a operar, em espaço norte-americano, uma empresa com origem no país de Xi Jinping por poder colocar em causa questões de segurança nacional.

No entanto, as última horas têm sido intensas com o aparecimento de vários interessados na compra do TikTok. Segundo o ‘The New York Times’, a mais recente proposta terá chegado da Amazon (empresa de Jeff Bezos, o terceiro homem mas rico do Mundo). A oferta terá sido dirigida, por carta, ao vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, e a Howard Lutnick, secretário do Comércio. Na corrida ao TikTok estão também a Oracle (empresa multinacional de tecnologia e informática norte-americana), a HBAR Foundation (que gere o tesouro da rede de criptomoedas Hedera, HBAR), a General Atlantic (empresa de investimento norte-americana), a Blackstone (fundo de investimento norte-americano) e a Zoop, empresa do bilionário Tim Stokely, fundador do site de conteúdos para adultos OnlyFans. De recordar que, já em 2020, a Microsoft e a retalhista Walmart tinham feito ofertas pela empresa.

Pub

O TikTok, com um valor de mercado que pode chegar aos 272 mil milhões de euros (dependendo dos ativos incluídos na venda), é usado atualmente por 170 milhões de norte-americanos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar