TOPO GIGIO EM ÁRABE
Ediberto Lima vai trabalhar nos próximos dois anos com a MBC, televisão do Médio Oriente (Midle East Broadcasting TV). O produtor brasileiro, há muito radicado no nosso país, vai levar para aquela televisão árabe uma mistura da 'Roda dos Milhões' com o 'Big Show SIC' e fazer uma série de 49 programas (sete séries de sete).
A curiosidade é que os programas, que terão dois apresentadores árabes, vão ter como maior figura de cartaz o boneco Topo Gigio, o conhecido rato celebrado pelo malogrado Rui Guedes.
Ediberto Lima voltou sábado passado do Cairo, capital do Egipto, onde assinou o contrato que o vai manter ocupado nos próximos tempos. Ediberto parte para Beirute, capital do Líbano, já no início do próximo mês de Agosto, e deverá ficar em gravações dos primeiros sete programas durante dois meses, regressando depois a Portugal. Esta ponte aérea entre Lisboa e Beirute repetir--se-á durante dois anos, o que levou já o produtor brasileiro, que numa primeira fase se fará acompanhar por uma tradutora francesa, a aprender as palavras essenciais da língua árabe.
Este contrato com a MBC, que transmite essencialmente para a Arábia Saudita, mas que chega também ao Egipto, ao Dubai e aos Emirados Árabes Unidos, insere-se no projecto de internacionalização da empresa de Ediberto Lima, que está também em negociações com televisões da América do Sul como a Venezuela e o Uruguai, e ainda a Televisa do México. Os formatos para a tv portuguesa ficam assim em 'stand by'.
O primeiro programa é exibido na MBC a 20 de Agosto e aposta forte na presença de conhecidos artistas internacionais, sobretudo ligados à música e ao ilusionismo. Os nomes vão começar a ser conhecidos na próxima semana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt