Trump diz que há quatro interessados em comprar o TikTok

Presidente norte-americano garante que todos os candidatos “são bons” e que o negócio pode concretizar-se em breve.

11 de março de 2025 às 01:30
A rede social TikTok é propriedade da empresa chinesa Byte Dance Foto: Hayoung Jeon/EPA
Partilhar

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou estar em conversações com “quatro grupos” interessados em comprar a rede social chinesa TikTok e garantiu que neste momento “todas as opções estão em aberto” e qualquer um dos candidatos “é bom”.

A informação foi divulgada pela agência Reuters, que acrescentou que, de acordo com o chefe de Estado americano, o negócio poderá concretizar-se em breve.

Pub

O futuro do TikTok está em xeque desde que, a 19 de janeiro, entrou em vigor uma lei que – invocando razões de segurança nacional – proíbe a plataforma de operar em território americano, a menos que seja vendida pela ByteDance a um grupo americano. Quando assumiu funções, a 20 de janeiro, Donald Trump assinou uma extensão do prazo, concedendo mais 75 dias para que a lei – o riginalmente ditada pela Administração Biden – fosse cumprida. Desde janeiro, muitos têm sido os nomes avançados como potenciais compradores do TikTok: falou-se em Elon Musk, claro, embora este nunca tenha confirmado o seu interesse no negócio; mas também das multinacionais Amazon e Oracle. O criador de conteúdos Jimmy Donaldson, conhecido na Internet como MrBeast – e que tem mais de 340 milhões de subscritores no YouTube –, já assumiu ter interesse na compra, assim como o empresário Frank McCourt (que já foi dono da equipa de beisebol Los Angeles Dodgers) e o investidor canadiano Kevin O’Leary – rosto conhecido do programa ‘Shark Tank’. Mas Donald Trump escusou-se a confirmar nomes. Estima-se que a venda do TikTok atinja o valor astronómico de mais de 46 mil milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar