TV Record abre em Lisboa para conquistar a Europa
Consolidar audiências em Portugal mantendo o linguajar brasileiro é a aposta de uma das maiores estações do Brasil.
- Que razões levaram a TV Record a abrir uma delegação em Lisboa?
- Com o início das transmissões da TV Record em Portugal, em Agosto de 2003, através do cabo, tivemos grande receptividade do público português. Agora resolvemos que não só poderíamos continuar a ter a transmissão de um sinal do Brasil, como poderíamos abrir em Portugal uma central de produção. Assim, poderemos veicular o jornalismo feito no Brasil, ter também correspondência a partir de Lisboa para toda a Europa, e ainda produzir programas que poderão ser exibidos na Record Brasil e na Record Internacional.
- Que tipo de programas exibem actualmente?
- Programas culturais, de informação, de carácter social e agenda da comunidade.
- Que duração têm estas emissões?
- A emissão é diária, durante 24 horas, e nos sete dias da semana.
- Onde se localizam os picos de audiência?
- A Record é uma TV generalista. Oitenta por cento da programação é ao vivo, e em directo do Brasil. Os picos acontecem com as duas novelas e o futebol. Às 11 horas da manhã. Depois às 15 horas, com o desporto, e às 17 horas temos um programa local.
- Feito em Portugal?
- Sim, trata-se de um fórum com a participação dos ouvintes por telefone, e com um convidado ao vivo no estúdio. É um espaço sobre temas da actualidade e voltado para Portugal.
- Com a abertura da delegação e a produção de novos programas, a grelha da Record vai alterar-se?
- Não vamos mudar a programação para ter um cariz mais português, porque o que seduz na programação da Record é o seu toque brasileiro.
- Quantos funcionários vão trabalhar na delegação?
- Uma equipa de 30 elementos.
- A Record pertence à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)?
- Não há ligação entre a TV Record e a IURD. O que a IURD tem é três horas diárias na programação. Uma hora no período da madrugada e as outras duas no começo da manhã.
- Não há investimento financeiro da IURD na Rede Record?
- Não. Somos duas empresas totalmente diferentes.
- A TV Record Internacional pretende abrir mais delegações na Europa?
- Vamos abrir uma delegação em Londres e outra em Madrid, com uma diferença de algumas semanas.
Em Moscavide, ultimam-se os preparativos no último piso deste edifício, que vai acolher a sede da Record Internacional, projecto orçado em um milhão de euros. A inauguração está marcada para 1 de Novembro.
Numa área de mil metros quadrados vão instalar-se seis estúdios, dois deles virtuais, com tecnologia de ponta e câmaras robotizadas. “Tudo o que uma TV merece”, diz à Correio TV Aroldo Martins, seu presidente.
É a mais antiga emissora de TV brasileira. Com 52 anos de existência, tem 16 emissoras espalhadas pelo Mundo, diferentes sinais e programação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt