TVI vende ‘casa-mãe’ das novelas nacionais
Estúdios de Vialonga acolheram as primeiras produções portuguesas.
A Media Capital, dona da TVI, vendeu os estúdios da Plural Entertainment em Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira. "Decidimos concentrar os meios de produção audiovisual naquilo a que chamamos a nossa fábrica de sonhos, a Quinta dos Melos [em Bucelas, Loures] e, portanto, procedemos à venda dos estúdios de Vialonga, numa altura em que o mercado imobiliário dá sinal de recuperação", afirmou ao CM Olívia Mira, administradora financeira do grupo, sem revelar, contudo, o encaixe financeiro desta operação.
Apesar de pertencerem à Plural, produtora de ficção da TVI, os estúdios estiveram arrendados a outras empresas nos últimos anos. A série ‘Água de Mar’, da Coral para a RTP, foi uma das últimas ali gravadas.
Os estúdios agora vendidos ficam para a história da ficção nacional por ter sido naquele local que, durante anos, a NBP (Nicolau Breyner Produções, atual Plural), produtora fundada por Nicolau Breyner e António Parente em 1990, gravou as suas produções. O local é, por isso, considerado a ‘casa-mãe’ das novelas portuguesas. "Foi ali que começou a ficção portuguesa com continuidade", diz Nicolau Breyner, que guarda "boas e más recordações" do local, mas considera "natural que a Plural tenha vendido".
A SP Televisão, responsável por várias séries da RTP e pelas novelas da SIC, também detém um complexo de estúdios em Vialonga, na zona do Quintanilho. Também estes estúdios chegaram a pertencer à NBP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt