Um milhão segue emissões da CLP TV

Um milhão de telespectadores, só em França e no Luxemburgo, assistiu ao arranque das emissões do Canal de Língua Portuguesa (CLP TV). A estação, que emite para as comunidades lusófonas nos países da Europa Central, pretende alargar a sua influência para outras nações.

08 de julho de 2007 às 00:00
Um milhão segue emissões da CLP TV Foto: DIREITOS RESERVADOS
Partilhar

Com 20 horas diárias de emissão, a CLP TV, que passará brevemente a ser distribuída por cabo, segundo o seu director, Pedro Mariano, quer fazer a ligação entre quem “vive no exterior e as famílias que se encontram no seu país de origem. Para tal, definimos um canal generalista, com uma grelha que permite ir ao encontro dos vários públicos. A informação e os programas culturais estarão sempre presentes” na nova estação, seguida por cerca de um milhão de telespectadores, de acordo com a IPSOS, empresa de estudos de mercado.

A programação actual, que estará em vigor até final de Setembro, é ainda provisória, uma vez que o canal lusófono está a estabelecer acordos de cooperação com várias entidades, públicas e privadas, para a emissão e a produção conjunta de programas. Segundo Pedro Mariano, “o futebol e as novelas fazem parte dos gostos dos portugueses”, estando já garantidos os direitos de transmissão para França e Luxemburgo de dois jogos por jornada da Liga Profissional de Futebol, envolvendo sempre os três grandes. A estação comprou também os direitos de exibição de algumas das mais importantes novelas brasileiras de sempre, como ‘O Meu Pé de Laranja Lima’ e ‘Os Imigrantes’.

Pub

Para o público adolescente, a aposta recai no ensino. A partir do próximo ano lectivo, está prevista a transmissão de aulas de Português e de História para que “a cultura e a língua portuguesa continuem vivas nas várias gerações”. Em período de férias, Pedro Mariano recorda que “ a programação pretende-se mais ‘ligth’, tal como acontece em Portugal”.

A Redacção da CLP TV é chefiada por Carlos Narciso, até há pouco tempo assessor do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva. Ricardo Andrea, ex- SIC, é o responsável pelas áreas de antena e emissão.

REDACÇÃO SERÁ REFORÇADA

Pub

Com um investimento de cerca de cinco milhões de euros, a CLP TV foi lançado em Março de 2006, mas durante cerca de um ano não conseguiu iniciar as emissões regulares. No final do ano, a maioria dos accionistas reuniu-se em torno do empresário Carlos Casimiro de Matos, um emigrante que assumiu a presidência do conselho de administração do canal, cujo objectivo é chegar a 270 milhões de falantes de Português, nos cinco continentes. A equipa dirigida por Pedro Mariano, como o próprio confessa ao nosso jornal, a partir de Setembro, será reforçada. O jornalista esclarece, ainda, que a CLP TV não estabeleceu contactos com canais portugueses para eventuais parcerias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar