UM SITE QUE CONTA HISTÓRIAS INFANTIS
"História do dia" é o nome de uma página portuguesa na internet – www.historiadodia.pt – que diariamente disponibiliza uma pequena história para crianças inédita, da autoria do escritor António Torrado. As histórias podem ser lidas, imprimidas e ouvidas pela voz do escritor.
Em Portugal diariamente são vistas entre dez a onze mil páginas do ‘site’ e são imprimidas mais de 2700 histórias. Os grandes consumidores são as escolas.
O projecto foi criado pela Associação de Profissionais da Educação do Norte Alentejano (APE.NA), para o desenvolvimento de Portalegre Digital (no âmbito do programa das cidades digitais), e arrancou no dia 1 de Outubro, e terá um ano de duração. Assim, até 30 de Setembro de 2004 haverá todos os dias um novo conto infantil disponível na página www.historiadodia.pt, escrito por António Torrado e ilustrado por Cristina Malaquias.
As histórias acabam nessa data, mas o ‘site’ mantém-se e as histórias ficam em arquivo para que se possa continuar a aceder a elas. Tratam-se, segundo o autor, de contos que já estavam pensados e escritos, mas ainda não publicados. "Tinha um património de histórias. Começou por ser o projecto para um livro das 365 histórias", diz o escritor. No entanto, quando entrou neste projecto sentiu que poderia atrair mais leitores, "com a grande vantagem do som", já que o ‘site’ possibilita ouvir a história contada pelo próprio escritor.
"Insinuar o som pelo meio das linhas é o que mais fascina. Os livros guardam as vozes de quem os escreveu. Aqui a voz ergue-se da horizontal do livro para a vertical do contar. É o mais espectacular", explica António Torrado.
O escritor considera que este projecto “abre portas para o regresso aos antigos serões e à leitura do fim do dia, em que o adulto contava histórias às crianças“ e realça, satisfeito, que a ideia de haver portugueses noutros países a ler e a ouvir as suas histórias era "impensável há coisa de um ano".
O projecto história não se esgota nos contos infantis: há também propostas associadas à história, para o visitante do ‘site’. A página inclui igualmente um "glossário", que permite às crianças conhecer o significado e os sinónimos de determinadas palavras.
PENTÁGONO INVESTIGOU NOS EUA
O sucesso além-fronteiras deste ‘site’ foi tanto que as autoridades militares norte-americanas foram investigar. Os cerca de 400 visitantes diários nos EUA levaram o Pentágono a verificar qual o conteúdo de um ‘site’ português que recebia tantas visitas. Francisco Pacheco, criador do www.historiadodia.pt, costuma observar a origem das visitas que a página recebe, tendo deparado certo dia com uma entrada do Pentágono. E foi perceber porquê. "Os Estados Unidos têm um sistema de segurança automático em que quando detectam que há um conjunto de visitas a um mesmo sítio na internet, vão ver o que se passa". Este episódio teve a vantagem de demonstrar que o ‘site’ "História do dia" "está a entrar bem nas comunidades luso-descendentes". Também no Brasil a página portuguesa tem uma grande procura. Segue-se os PALOP, através de um trabalho concertado com bibliotecas públicas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt