Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

1,186 milhões lêem o ‘CM’

O Correio da Manhã é, indiscutivelmente, o jornal mais lido pelos portugueses. De acordo com os dados do Bareme Imprensa da Marktest, no segundo trimestre do ano (de Abril a Junho) o Correio da Manhã alcançou uma audiência de 14,3 pontos, o que significa uma média de 1 186 000 leitores diários. Isto significa que há mais 153 mil pessoas a lerem o diário da Cofina todos os dias comparativamente com o trimestre anterior, entre Janeiro e Março.

13 de Julho de 2012 às 01:00
audiências, leitores, jornais, CM, Bareme Imprensa da Marktest
audiências, leitores, jornais, CM, Bareme Imprensa da Marktest FOTO: Pedro Catarino

Com menos 254 mil leitores do que o CM, e uma audiência média de 11,2 pontos, o ‘Jornal de Notícias' ocupa a segunda posição na lista dos dez jornais e revistas de informação mais lidos.

Logo a seguir, surgem os desportivos ‘Record', com 11,1 pontos de audiência e 919 mil leitores (subida de 1,7 pontos e 136 mil leitores relativamente ao trimestre anterior), e ‘A Bola', com 9,7 pontos (subida de 0,4) e uma média de 808 mil leitores.

O semanário ‘Expresso' ocupa a quinta posição, com 7,7 pontos de audiência, mais 1,3 do que no período entre Janeiro e Março, e 642 mil leitores (ganhou 114 mil). Segue-se ‘O Jogo', que alcançou 7,1 pontos de audiência no segundo trimestre (mais 0,8 do que no primeiro), o que significa que 593 mil pessoas lêem este desportivo.

A revista ‘Visão', por seu turno, surge em sétimo lugar, com 6,6 pontos (subida de 0,2), alcançando os 545 mil leitores. Já o ‘Público' registou 5,2 pontos de audiência média (mais 0,2), o que significa que, em média, 431 mil pessoas lêem o diário.

Nos últimos lugares da lista dos mais lidos, surgem a revista ‘Sábado' e o ‘Diário de Notícias', com 4,2 e 3,9 pontos respectivamente. Entre Abril e Junho, ambas as publicações mantiveram a mesma audiência média do que no primeiro trimestre do ano. Actualmente, a revista ‘Sábado' é lida por uma média de 347 mil pessoas, enquanto o ‘DN' conta com 323 mil leitores. Fora da lista dos jornais e revistas de informação mais lidos no País, está o ‘i', o único diário a perder audiência. Entre Abril e Junho, o jornal registou 1,6 pontos (menos 0,1) e foi lido por uma média de 131 mil pessoas, o que significa que perdeu 14 mil leitores.

De referir ainda a subida dos dois diários dedicados à economia. O ‘Diário Económico', que lidera o segmento, ganhou 20 mil leitores entre os dois trimestres, enquanto o ‘Jornal de Negócios' ganhou 16 mil.

No que diz respeito aos suplementos do Correio da Manhã, estes continuam a liderar nos seus segmentos.

À FRENTE DAS TELEJORNAIS

A média de audiência diária do Correio da Manhã é superior à dos principais telejornais. Exemplo disso é o ‘Jornal da Noite', da SIC, o noticiário mais visto na quarta-feira, com uma audiência de 1 003 900 telespectadores (segundo dados da CAEM). Feitas as contas, são mais 182 100 pessoas que preferem a informação do CM à da SIC. No caso do ‘Jornal das 8', da TVI, a diferença é de 237 500 pessoas, e no do ‘Telejornal', da RTP 1, o terceiro mais visto na quarta-feira, é de 411 800.

Estes resultados provam que os portugueses lêem cada vez mais jornais. Como revelam os dados divulgados pelo Bareme Imprensa, no segundo trimestre de 2012 os diários ganharam 91 mil leitores em comparação com o trimestre anterior, alcançando um total de 2 210 000 leitores.

audiências leitores jornais CM Bareme Imprensa da Marktest
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)