Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

24 horas de suspense

Os fãs de ‘24’ foram deixados na expectativa quando o barco que transportava Jack Bauer para o cativeiro na China, partiu do porto marítimo de Los Angeles. Por cá, a espera está prestes a chegar ao fim, com a estreia da sexta temporada da produção de culto, na próxima quarta-feira, na RTP2.
4 de Maio de 2007 às 00:00
24 horas de suspense
24 horas de suspense FOTO: d.r.
O primeiro episódio da temporada, como é hábito nesta série cuja acção decorre em tempo real ao longo de 24 horas, coloca de imediato o espectador perante uma série de tramas paralelas, que se desenrolam a um ritmo vertiginoso. Passaram quase dois anos desde que Jack Bauer foi detido pelo governo chinês pelo alegado assassinato do cônsul daquele país nos EUA. Durante as últimas 11 semanas o país foi alvo de uma série de atentados terroristas, cujos principais suspeitos são extremistas islâmicos. Um hospital em Detroit, um centro comercial em Baltimore, um hotel em Chicago e um autocarro em Los Angeles foram alguns dos alvos dos bombistas.
O actual presidente dos EUA, Wayne Palmer, irmão de David Palmer, assasinado na quinta temporada, é pressionado pelos seus assistentes a perseguir a comunidade islâmica residente em território norte-americano em busca do culpado. Entretanto, a Unidade Contra-Terrorista é contactada por Abu Fayed, o qual garante ter pistas sobre o responsável pelos ataques, Hamri Al-Assad. Em troca exige que lhe entreguem 25 milhões de dólares e a custódia Jack Bauer, de quem deseja vingar-se. Após as negociações, Wayne Palmer consegue pressionar o governo chinês a libertar Jack.
De acordo com os autores da série, Joel Surnow e Robert Cochran, caso o enredo obedecesse a uma cronologia real, começando em 2001, com a estreia da primeira época, a presente temporada teria lugar no princípio de 2013. No entanto, como o tempo em ‘24’ mede-se sempre em horas, minutos e segundos e não em semanas, meses ou anos, as datas dos acontecimentos são consideradas irrelevantes para efeitos ficcionais.
O sucesso da série já deu origem a uma variedade de outros produtos. ‘24: Conspiracy’ é um ‘spin-off’ produzido para telemóvel, composto por 24 episódios de um minuto cada. Cada temporada possui ainda um guia oficial, que contém uma descrição dos episódios e informações adicionais. Quanto ao projecto de levar ‘24’ ao grande ecrã, este foi temporariamente adiado, pelo menos enquanto a sexta temporada estiver no ar nos EUA.
PAI DE JACK É UM DOS VILÕES: RIVALIDADE FAMILIAR
Entre os actores que integram o elenco desta temporada conta-se James Cromwell, no papel de Phillip Bower, o pai de Jack, até agora nunca mencionado. Bauer e o pai estão de relações cortadas há mais de 20 anos, por motivos indeterminados. Phillip Bower é um investigador da empresa BXJ Techologies.
CURIOSIDADES
- A empresa Medicom produziu os primeiros bonecos articulados de Bauer
- Jack possui um mestrado em Criminologia
- A marca da faca do protagonista é MIcrotech Halo
- Para além de Bauer, Aaron Pierce é o único personagem a surgir em todas as temporadas
- O mentor da conspiração do gás Semtox é o irmão de Jack, Graem Bauer
- O personagem de KieferSutherland é satirizado num episódio de ‘South Park’
24
Canal: RTP 2
Dia: quarta
Hora: 22h40
Formato: Série
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)