Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

72% das famílias já têm TV paga

No final de Junho existiam em Portugal 2,848 milhões de assinantes de televisão paga, o que significa que em cada 100 famílias 72,2 são clientes de um destes serviços. Os dados estão presentes num relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), que analisa a evolução do sector.

9 de Outubro de 2011 às 01:00
São já muitos os portugueses que pagam para ver mais do que os quatro canais em sinal aberto
São já muitos os portugueses que pagam para ver mais do que os quatro canais em sinal aberto FOTO: Getty Images

Entre o final do primeiro semestre de 2010 e Junho deste ano, mais 197 mil portugueses aderiram à televisão paga, com o grande destaque a pertencer aos clientes que escolhem serviços de fibra óptica. Em cada dez novos clientes, seis optam pela fibra, que representa já 6,8% do total do mercado (192 mil subscritores, sendo que 88% estão nas regiões de Lisboa e Norte). Ainda assim, o tradicional cabo continua a liderar, com uma quota de 50,2%, sendo seguido pelos que escolhem serviços de satélite (23,7%). Em termos geográficos, 82% dos clientes de televisão paga estão concentrados nas regiões de Lisboa, Norte e Centro. Segue-se o Alentejo (6%), o Algarve, e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, todas com uma quota de 4%.

Ao nível das empresas, a Zon continua a ter a liderança do sector, conseguindo 55,8% do total de clientes. Ainda assim, este valor significa uma perda de cinco pontos percentuais face a Junho de 2010. Em sentido contrário, o Meo, da Portugal Telecom, continua a ganhar mercado, apresentando agora uma quota de 32,3%. Segue-se a Cabovisão, com 9%, a Optimus, com 1,2%, e a Vodafone e a Ar Telecom, ambas com 0,8%.

ANACOM TELEVISÃO
Ver comentários