Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

76 mil € para site da RTP sem explicações

Grupo público recusa falar sobre projeto desconhecido dos portugueses.
27 de Outubro de 2013 às 08:35
Grupo de media do Estado não explica de que portal se trata
Grupo de media do Estado não explica de que portal se trata FOTO: Pedro Catarino

A RTP pagou 76 mil euros (62 mil euros mais o IVA à taxa legal em vigor) a uma agência de marketing interativo, a Fullsix Portugal, dirigida por Filipa Caldeira, para o desenvolvimento de um site na internet denominado portal da educação RTP. O registo foi feito recentemente na base de contratos públicos, apesar de a decisão de contratar ter sido tomada em julho, pela administração liderada por Alberto da Ponte, por ajuste direto.

Contactada pelo CM no sentido de perceber o que é o portal da educação RTP, uma vez que não há registo de que este projeto tenha sido apresentado publicamente, a empresa pública respondeu apenas: "Não há comentários a serem feitos." Isto apesar de a RTP ter afirmado anteriormente estar disponível para responder a qualquer questão.

No contrato, a que o CM teve acesso, escreve-se que "o projeto RTP educação visa promover a utilização dos conteúdos produzidos pela empresa [televisão, rádio, online] na comunidade escolar através de meios digitais, reforçando o papel e a oferta de serviço público da RTP". A proposta apresentada aponta para o desenvolvimento do projeto em duas fases. A primeira, através do desenvolvimento de um site na internet; a segunda, por via do desenvolvimento de aplicações para telemóveis.

O objetivo é que este portal chegue a alunos dos ensinos básico e secundário, mas também ao pré-escolar e a professores universitários.

Na proposta, pode ler-se que "o orçamento apresentado não considera os custos de alojamento do portal, assim como custos associados à plataforma de gestão de vídeos e respectivos custos para streaming [emissão] ".

RTP SITE EDUCAÇÃO FULLSIX PORTUGAL FILIPA CALDEIRA INTERNET
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)