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Correio da Manhã

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80 milhões para grelhas da RTP

As rádios do grupo público vão ter custos com conteúdos de 2,4 milhões de euros, 3% do total. A RTP 2 fica com 8 milhões, mais 71% do que este ano.
Hugo Real 12 de Dezembro de 2014 às 09:00
Plano Estratégico da RTP foi chumbado pelo Conselho Geral Independente
Plano Estratégico da RTP foi chumbado pelo Conselho Geral Independente FOTO: Pedro Catarino

O grupo RTP prevê gastar, em 2015, mais de 80,3 milhões de euros nas suas grelhas de conteúdos, uma redução de 4,1% face aos números de 2014.

Deste valor, 72,5% (quase 58,3 milhões de euros) vai servir para comprar programas para a RTP 1. Ou seja, sozinho, o primeiro canal público vai custar mais do dobro do que os restantes 15 canais de TV e rádio do grupo juntos. Ainda assim, a grelha da RTP 1 vai custar menos 13,5% do que este ano, onde o orçamento atingiu os 67,3


milhões de euros fruto, também, dos gastos com o Mundial do Brasil.

Estes dados constam do Plano Estratégico da empresa pública, ao qual o CM teve acesso, e que foi chumbado pelo Conselho Geral Independente, o que levou o organismo a pedir ao Governo a demissão de Alberto da Ponte.

O documento revela ainda que a grelha da RTP 2 irá custar mais de 8 milhões de euros (subida de 71,5%). Destaque também para o reforço do orçamento dos canais cabo. A grelha da RTP Informação irá custar quase 3 milhões (mais 60,7%) e a RTP Memória 914 mil euros, subida de 28%.

Já as rádios surgem como o ‘parente pobre’ da RTP, com os custos de grelha das sete estações nos 2,4 milhões, apesar da subida de 17,6%. O destaque vai para a Antena 1 (1,3 milhões, mais 14,1%), Antena 2 (385 mil euros, subida de 40,5%) e Antena 3 (350 mil, mais 33,6%).

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