Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

A ESCOLA DA RÁDIO

Até ao final do ano, os profissionais da Radiodifusão Portuguesa (RDP) podem contar com formação ao nível da “reciclagem e melhoramento de técnicas jornalísticas, locução e modernização de métodos”.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
José Mário Costa
José Mário Costa FOTO: d.r.
Este projecto recupera assim o ‘adormecido’ centro de formação e estender-se-á à RTP no primeiro semestre de 2004, no âmbito de acção da ‘Portugal Global’ (a ‘holding’ que junta os meios de comunicação do Estado).
“Numa primeira fase, a formação aposta na actualização dos profissionais das áreas do jornalismo e da programação, em função das necessidades dos vários canais [desde Antena 1 à RDP África e Internacional] e delegações”, antecipa José Mário Costa, responsável pela implementação da ‘escola’. Um primeiro nível que arrancará “até ao final do ano”, segundo as expectativas de Luís Marques, vice-presidente da RDP e administrador da ‘holding’ Rádio e Televisão de Portugal SGPS.
“Com esta escola de rádio, queremos continuar a ser uma rádio de referência, reforçando a qualidade dos nosso profissionais”, afirma Luís Marques, confirmando as intenções de extensão do projecto à estação pública de televisão. “Está previsto que RDP e RTP se possam juntar, pois a televisão pública também tem um projecto nessa área”, avança o administrador, prevendo o início do ano [altura em que RDP e RTP passarão a funcionar nas instalações da Expo] como a data da junção.
O centro de formação terá ainda como missão a “busca de novos talentos” (numa segunda fase) e a cooperação com os países de língua portuguesa em África”, adianta ainda José Mário Costa, mentor dos livros de estilo de vários jornais e do ‘site’ de esclarecimentos de questões linguísticas ‘ciberduvidas’. Na sequência deste contexto de lusofonia, a visita oficial do primeiro-ministro Durão Barroso a Luanda (já a partir de domingo) dará sequência à assinatura de um protocolo entre a RDP, a Rádio Nacional de Angola e a Televisão Pública de Angola.
Quanto a formadores, José Mário Costa seleccionará a ‘crème de la crème’ da RDP e de antigos profissionais para cumprir o objectivo máximo: “Gostava de um modelo ao melhor nível, ao nível da BBC”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)