Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

"A melodia tem algo de mágico"

Hélder Gonçalves, dos Clã, compôs a música do genérico da CMTV, separadores e principais programas.
2 de Março de 2013 às 01:00
HÉLDER GONÇALVES, CLÁ, MÚSICA, GENÉRICO, CMTV, COMPOSIÇÃO
HÉLDER GONÇALVES, CLÁ, MÚSICA, GENÉRICO, CMTV, COMPOSIÇÃO FOTO: Eduardo Martins

Correio da Manhã - Como foi compor a música da CMTV?

Hélder Gonçalves - Sabia que não ia ser fácil descobrir uma sonoridade e um tema para a identificação do canal, até porque não tenho experiência neste tipo de trabalhos. Mas está feito e aprovado. Agora estou a trabalhar na música dos principais jornais e programas de informação.

- Ficou surpreso com o convite?

- Confesso que sim. Não é comum um canal de televisão dar esta importância à sua música. Mas a verdade é que ela é muito importante, pois quando reconhece a música, o público associa-a imediatamente ao canal, criando-se uma ligação afetiva, embora inconsciente.

- O que o levou a aceitar?

- É algo que nunca tinha feito e como gosto de associar música a imagens, achei que seria interessante. Além disso, o Octávio Ribeiro [diretor CM] e o Carlos Rodrigues [diretor adjunto CM) deram-me total liberdade.

- Qual foi a principal dificuldade?

- Quando se faz uma canção pop, temos três ou quatro minutos para desenvolver uma ideia. Neste caso, temos de condensá la em quatro ou cinco segundos e, ao mesmo tempo, imprimir lhe estilo e personalidade.

- Como descreve a melodia?

- Acho que tem qualquer coisa de mágico. Compus a melodia com acordes que criam um ambiente relaxante. Achei que resultaria melhor um separador que contrastasse com tudo o resto e chamasse a atenção por isso.

- Qual foi o primeiro instrumento que utilizou na composição?

- Utilizei vários, mas comecei com uma guitarra tenor, com quatro cordas e uma afinação especial. Mas acabou por ser uma soma de vários sons até encontrar o certo. Componho com vários instrumentos, desde a bateria ao baixo. Tenho-os sempre todos à mão, para quando surge uma ideia.

- Para quando o novo disco dos Clã?

- Estamos a meio do processo de composição. Aos poucos, vamos começar a gravar. Gostávamos de lançar o disco ainda este ano, mas logo se vê.

PERFIL

Hélder Gonçalves nasceu em Luanda a 19 de junho de 1970. Músico, produtor e compositor, fundou os Clã em 1992. Produziu e compôs para Sérgio Godinho, Humanos (grupo que também integra), Virgem Suta e Nuno Prata.

HÉLDER GONÇALVES CLÁ MÚSICA GENÉRICO CMTV COMPOSIÇÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)