Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

A PRIMEIRA APOSTA DE 2003

O director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, apresentou ontem a primeira grande aposta da estação para 2003. Trata-se da novela “Saber Amar”, que tem início marcado para 6 de Janeiro, às 19h00, e que marca a estreia como actor de Manuel Melo, o divertido concorrente do ‘reality show’ ‘Academia de Estrelas’ (também exibido no canal de Queluz de Baixo).
28 de Dezembro de 2002 às 00:00
Manuel Melo, que ficou conhecido como Manel, tem em ‘Saber Amar’ o seu primeiro grande trabalho como actor. O jovem veste a pele de Girafa – cujo nome verdadeiro é Óscar Vidal –, um conquistador de praia, bem disposto e brincalhão que se vai tornar secretário particular e amigo do patriarca da família Macedo Vaz, Jorge (papel interpretado por Ruy de Carvalho).

“O Girafa é bastante sincero, genuíno e não consegue esconder absolutamente nada. É engatatão e garanhão, é bastante convencido e tem mania que consegue tudo”, descreveu Manuel Melo.

No entanto, o jovem actor contou que Girafa não consegue nada com as mulheres. “Acaba por ser um bocadinho frustrado. Tem algumas tentativas mas não consegue nada”. A grande paixão de Girafa é Íris (Sílvia Rizzo).

Nesta sua primeira prova de fogo, Manuel Melo encontra um dos melhores actores nacionais, Ruy de Carvalho, com quem interpreta cenas hilariantes.

“Contracenar com o Ruy de Carvalho é a melhor coisa que podia acontecer nesta altura da minha vida. Não podia ter melhor professor, uma pessoa que entende perfeitamente a carreira, o sonho e as coisas que estou a passar e que me ajuda da melhor forma possível”, afirmou.

E se na ‘Academia de Estrelas’ Manuel Melo teve a oportunidade de mostrar a sua veia cómica, em “Saber Amar” o jovem volta a revelar as suas qualidades humorísticas.

“Isto é um papel feito à minha medida. Não tenho dúvida nenhuma que a autora da novela de certeza que deve conhecer algumas características minhas, porque de facto é um papel que encaixa muito bem em mim”, concluiu.

“É um projecto muito acarinhado por nós, pois é uma experiência pioneira destinada a ‘targets’ mais jovens, mas que também pode atrair públicos dos quatro aos 65 anos”, disse na apresentação o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, referindo que esta novela é “o pontapé de saída para um ano em matéria de ficção que esperamos ambicioso” .

Assim, o novo ano para a TVI começa a falar português e com muitas caras novas. “Saber Amar” volta a “dar oportunidade a novos actores e autores” e, para o director-geral da TVI, trata-se da continuação “de um bom caminho que está a ser seguido”.
“Esperamos ter aqui um sucesso, construído com muita dedicação e paixão”, acrescentou.

“Saber Amar” – um original da Casa da Criação, tendo como responsável Maria João Mira – tem 120 episódios projectados, mas José Eduardo Moniz referiu que se trata “de uma novela aberta”.

A novela, cuja acção decorre no Algarve, mais precisamente em Lagos, é segundo José Eduardo Moniz “uma novela de sol, alegria, juventude, gente bonita”.

Do elenco destacam-se Leonor Seixas (que interpretou a jovem Maria dos Prazeres em “O Olhar da Serpente”, da SIC), Rodrigo Menezes, Marcoantonio Del Carlo, Dina Félix da Costa, Sílvia Rizzo, Manuel Melo (o quarto classificado de “Academia de Estrelas”, também da TVI), Ruy de Carvalho e Ana Zanatti.

Após seis anos a estudar Biologia Marinha nos Estados Unidos, Diana Alfarroba (Leonor Seixas) regressa a Portugal para tentar estudar a relação entre os golfinhos e as crianças com problemas de inserção social. Filha de Josefa (Angela Ribeiro) e Emanuel (Orlando Costa), caseiros na quinta dos Macedo Vaz, a rapariga vai encontrar inúmeras contrariedades a nível profissional e pessoal.

O seu regresso vai abalar o coração de Rodrigo Macedo Vaz (Rodrigo Menezes), um jovem atraente que só tem interesse por mulheres e desporto, que está noivo de uma rapariga de outra poderosa família, Rita Higgins (Dina Félix da Costa).

Este caso vai pôr em causa o casamento de Rodrigo e Rita, o que acaba com os planos das mães dos jovens que vão tratar Diana como uma inimiga e um alvo a abater.

TALKSHOW PARA TERESA, SÉRIES E PROGRAMA MISTÉRIO

“Não há razões para mudar a programação. É esta que nos tem dado alegrias”. Quem o afirmou foi José Eduardo Moniz quando questionado sobre as “armas” que usará para a guerra de audiências.

No entanto, o director-geral da TVI falou das outras grandes apostas da estação para o próximo ano: a telenovela ‘Coração Coração’ (que será exibida às 21h00), duas séries com base em originais espanhóis (uma das quais actualmente em exibição na TVE e intitulada ‘Cuentame Como Paso’), um ‘talk show’ apresentado por Teresa Guilherme e um misterioso programa conduzido por Júlia Pinheiro.

“E também vamos ter mais ‘Big Brother’ no próximo ano”, revelou José Eduardo Moniz, que não disse se será com concorrentes famosos, ou outro.

“É um programa que tem que ser visto com cuidado, é um programa diferente. Arrojado relativamente à temática e que exige alguma preparação da maneira como se olha para ele”, afirmou Moniz sobre o projecto de Júlia Pinheiro, que chegará aos ecrãs em finais de Janeiro.

Relativamente à produção apresentada por Teresa Guilherme, o homem forte da TVI disse apenas que se trata de “um programa tipo ‘talk show’” e que se estreia no primeiro trimestre de 2003.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)