Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

A Teresa é uma amiga querida

O autor de ‘Tempo de Viver’ (TVI) não quer reagir às acusações de Teresa Guilherme quando afirmou que a novela líder de audiências “não passa de uma cópia de ‘Dancin’ Days’, ‘Celebridade’ e ‘Vale Tudo’”.
13 de Setembro de 2006 às 00:00
Rui Vilhena prefere dizer que a actual directora de Ficção da SIC “é uma amiga querida”, que conhece “há anos”.
“Não estou interessado em criar polémica e fazer disto um carnaval. Não quero falar sobre o assunto. Não sei nem me interessa o porquê daquelas declarações. Eu e a Teresa [Guilherme] temos um óptimo relacionamento”, frisa.
Vilhena explica, no entanto, que os autores de novelas, seja no Brasil, em Portugal ou em qualquer parte do mundo, “recorrem ao folhetim” – uma história mais apelativa – para escrever os seus guiões.
“O conflito entre mãe e filha é muito antigo, assim como é o caso das gémeas, ou o efeito Cinderela, a menina pobre que se apaixona pelo rapaz rico. Há determinadas coisas que funcionam sempre”, salienta Rui Vilhena.
O autor vai mais longe ao referir que “não há uma novela, uma série, um filme ou uma peça de teatro que não tenha um aspecto na história que reconhecemos. A história de Romeu e Julieta, por exemplo, é uma das mais recorrentes. Há sempre um elemento, no caso um recurso dramático, que nos é familiar por ter sido já usado”.
A isto não se pode chamar de cópia nem sequer inspiração, porque para Rui Vilhena inspiração foi o que aconteceu ao personagem de ‘Afonso’ (Hugo Tavares). “A ‘Maria Laurinda’ (Margarida Vila-Nova) vai querer engravidar depois do marido morrer e a ideia surgiu-me depois de ler uma entrevista do ciclista Lance Armstrong que também sofreu de cancro nos testículos.”
Já em relação ao litígio entre mãe e filha, Vilhena confessa que decidiu inverter os papéis de ‘Ninguém Como Tu’. “Agora elas são pobres e é a filha a má da fita, precisamente o oposto da minha anterior novela”, conclui.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)