Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

A última despedida

Viúva, filhos, irmã, amigos, antigos companheiros de trabalho e cidadãos anónimos prestaram ontem sentida homenagem a Raul Durão que foi cremado no cemitério dos Olivais. Sob um sol radioso de fim de tarde, palmas e uma profusão de flores, os amigos despediram-se do jornalista.
11 de Outubro de 2007 às 00:00
Acenos e palmas assinalaram a saída do féretro de Raul Durão da Basílica da Estrela
Acenos e palmas assinalaram a saída do féretro de Raul Durão da Basílica da Estrela FOTO: Carlos Manuel Martins
Teresa Cruz, Helena Ramos e Fátima Medina, nomes emblemáticos da RTP, marcaram presença no funeral de Raul Durão. Ex-correspondente na Alemanha, Teresa Cruz recorda a “boa disposição” e o espírito “solidário”que caracterizava o amigo. “Encontrei neste funeral muita gente que fez parte da História da RTP”, disse.
Em representação da Direcção de Programas, Hugo Andrade esclareceu o “mal-entendido” criado em torno de Raul Durão e da sua ausência nas comemorações dos 50 anos da RTP: “O Raul Durão foi convidado por mim. Como foi também convidado para a cerimónia que assinalou a despedida dos estúdios do Lumiar. Por razões de saúde não pode estar presente. Estará a mágoa do Raul ligada ao facto de, no dia 7 de Março, data da gala dos 50 anos, não ter surgido nenhuma imagem dele?”, questionou-se o sub-director.
Carlos Branco, José Pinto, Carlos Ribeiro, Henrique Garcia, Paulo Salvador, Mário Figueiredo, Yolanda, Rui Castelar, Dias Ferreira e Filomena Cardinali foram alguns dos amigos que se despediram do jornalista da RTP.
“É doloroso despedir-me de um amigo que eu admirava quando ainda não sonhava entrar na RTP. Foi com o Raul que fiz ‘Bom Dia Portugal’, o primeiro programa da estação a ser feito no período da manhã. O Raul foi um companheiro sempre disponível”, recordou Carlos Ribeiro.
José Pinto, que faz o ‘TV Turbo’, na SIC Notícias, sublinhou a “boa disposição, elegância e o fantástico sentido de improviso” do amigo.
OS DEPOIMENTOS
"JORGE GABRIEL COMOVEU-ME" Mónica Durão, Filha mais velha
“Foram muitos os depoimentos dos amigos do meu pai. Mas foi Jorge Gabriel, em directo da ‘Praça da Alegria’, quem mais me comoveu. Fiquei muito sensibilizada e fiz questão de lhe agradecer as suas palavras.”
"UMA AMIZADE FORTALECIDA" Hugo Andrade, RTP
“Eu e o Raul tínhamos uma relação muito próxima. De trabalho e de amizade, que foi fortalecida nos últimos anos. Sabendo que tenho ascendência italiana, o Raul apresentou-me um amigo italiano, e era com ele que, periodicamente , nos juntávamos num jantar.”
"A ALEGRIA CONTAGIANTE" Fátima Medina, Locutora
“Este é um dia muito difícil. Do Raul guardarei sempre a sua boa disposição, a sua alegria contagiante. Era um profissional com uma excelente voz e muito preocupado com a imagem, porque é da imagem de que todos vivemos”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)