Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Acesso satélite contestado pelas freguesias de Monção

As freguesias de Monção não abrangidas pela cobertura de TDT por via terrestre garantem que o acesso satélite poderá custará à PT mais de 160 mil euros, enquanto que um emissor ronda quinze por cento desse valor.
24 de Fevereiro de 2012 às 10:49
TDT tem criado complicações a populações
TDT tem criado complicações a populações FOTO: d.r.

"São onze freguesias afectadas em todo o vale do Mouro, com 4 500 habitações em zona de cobertura apenas por satélite (DTH). Nestas, a PT está obrigada a comparticipar o 'kit' mas, se reconvertesse o actual emissor, analógico, gastava apenas 25 mil euros", explicou à Lusa Márcio Alves, autarca de Merufe.

Cada 'kit' satélite para o serviço de TDT é vendido a 77 euros pela PT, que depois comparticipa a aquisição em 37 euros, um por habitação. A este valor acresce ainda 61 euros, a pagar pelo cliente, para a instalação.

"Além de ficarem com um serviço pior, ainda representa uma despesa total para as pessoas da zona de mais de 200 mil euros. Tudo para continuarem a ver quatro canais", lamentou.

Contas que os representantes das freguesias daquela zona levaram esta semana à Assembleia da República, garantindo tratar-se de um problema que afectará cerca de dez mil habitantes.

"A PT ficou de nos dar resposta a esta solução até final de janeiro e já estamos quase em março. E da PT nem há resposta, apesar de, como se mostra pelas contas, gastar muito menos", disse ainda.

A Agência Lusa tentou obter uma resposta junto da PT, mas sem sucesso.

A situação afeta sobretudo as freguesias de Abedim, Merufe, Ceivães, Podame, Tangil, Riba de Mouro e Segude, que avançaram com um abaixo-assinado com 2 200 apoios, enviado, entre outras entidades, à Assembleia da República, ao Governo e à PT.

"Vamos esperar até final deste mês por uma resposta. Depois disso, está tudo em aberto, como, por exemplo, cortarmos todos os serviços com a PT, porque não demonstrou interesse pelo nosso problema", acrescentou Márcio Alves.

Esta zona já é servida pela rede terrestre de TDT, mas no serviço espanhol, com cerca de 40 canais disponíveis.

A PT já tinha explicado que o acesso generalizado à TDT será feito através de centros emissores terrestres, havendo uma "pequena" percentagem da população que terá acesso às emissões digitais através de uma tecnologia complementar, via satélite.

Mas "com as mesmas características, funcionalidades e com comparticipações na aquisição dos descodificadores equivalentes", destacou fonte da PT.

A última fase do "apagão" da rede analógica, em todo o país, está prevista para 26 de Abril de 2012.

TDT Televisão PT
Ver comentários