Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

'ACONTECE' VAI CONTINUAR APESAR DOS CUSTOS

O programa “Acontece” da RTP2 vai continuar a ser transmitido, para gáudio dos cerca de cem mil espectadores que acompanham, diariamente, a informação do mais antigo magazine cultural exibido na Europa.
12 de Março de 2003 às 00:00
Quem o garantiu foi Luís Andrade, director de programas do canal estatal perante a Subcomissão Parlamentar de Direitos Fundamentais e Comunicação Social: “O programa vai manter-se, e a RTP não vai entrar em guerras de audiências".

Luís Andrade frisou que nunca foi sujeito a pressões e que não o vai admitir agora, e explicou que nem conhece sequer o ministro da tutela, Morais Sarmento, só o tendo visto uma vez.

A propósito da polémica que Morais Sarmento levantou quando, na mesma Comissão, disse que os custos elevados do programa Acontece dariam para pagar uma viagem à volta do mundo a cada um dos seus espectadores, Luís Andrade considerou que se tratou de uma metáfora, porque o programa em causa, como outros, é de facto muito caro.

O responsável da programação da RTP, traçou as linhas mestras da sua actuação sublinhando que começou por se preocupar com o cumprimento de horários, as dobragens dos programas infantis, a compra de séries e filmes de qualidade, e a aposta na produção nacional, "esquecendo" as "guerras de audiências".
Como também não vai fazer contra-programação, porque "a RTP tem de dar o exemplo", explicou. Ainda em termos de programação disse prescindir de telenovelas, porque os dois canais privados têm bons produtos nessa área, e vai apostar em ficção nacional e documentários.

Luís Andrade admitiu que o serviço público não é cumprido na totalidade mas prometeu fazer o melhor, tendo em conta os escassos recursos.

O orçamento da RTP para este ano é de 102 milhões de euros, 73 milhões para a RTP1 e 19 para a RTP2, ficando quase cinco milhões para serem usados num ou noutro canal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)