page view

Acordo com ‘The Sun’ rende 14 milhões de euros ao príncipe Harry

Duque de Sussex recebe indemnização e pedido de desculpas do News Group Newspapers por invasão ilegal de privacidade.

23 de janeiro de 2025 às 01:30

O príncipe Harry e o News Group Newspapers (NGN), que detém o jornal ‘The Sun’, chegaram esta quarta-feira a um acordo que coloca um ponto final num longo processo judicial, evitando assim ir a julgamento.

O grupo de media do magnata Rupert Murdoch concordou pagar ao duque de Sussex uma indemnização que, segundo vários órgãos de comunicação social, pode ultrapassar os 12 milhões de libras (cerca de 14 milhões de euros), após admitir ter invadido a sua vida privada entre 1996 e 2011 através da utilização de escutas telefónicas e outras formas de vigilância ilegal por parte de jornalistas e detetives privados.

Além da indemnização, o NGN ofereceu “um pedido de desculpas completo e inequívoco” a Harry e à princesa Diana (morreu em 1997), cuja vida privada também sofreu intrusão.

À porta do Tribunal de Londres, David Sherborne, advogado do príncipe, pediu uma investigação policial ao jornal e falou sobre o impacto deste processo na vida do cliente e respetiva família.

“Numa vitória monumental, a News UK admitiu que o ‘The Sun’, o título principal do império de media do Reino Unido de Rupert Murdoch, se envolveu em práticas ilegais. Isso representa uma vindicação para as centenas de outros queixosos que foram forçados a fazer um acordo sem conseguir chegar à verdade”, começou por dizer.

“Agora foi exposto que a NGN contratou ilegalmente mais de 100 investigadores particulares ao longo de pelo menos 16 anos em mais de 35 mil ocasiões. Isso aconteceu tanto no ‘the Sun’ como no ‘News of the World’ [extinto em 2011], com o conhecimento de editores e executivos, até o topo da empresa”, acrescentou Sherborne, sem referir por que razão Harry aceitou o acordo, depois de dizer sempre que levaria o caso até às últimas consequências.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8